Policiais acompanham clientes de uma loja para fora da área isolada após atropelamento em La Rambla, em Barcelona (Lluis Gene/AFP)

Vídeos e imagens publicadas nas redes sociais exibem o desespero e o horror vivido pelas vítimas do atentado que matou 13 pessoas nesta quinta-feira em Barcelona. As filmagens são fortes e mostram os feridos deitados no chão da avenida, sendo socorridos por bombeiros e por outras pessoas.
Uma van atropelou nesta quinta-feira uma multidão na principal avenida turística de Barcelona, deixando treze mortos e mais de uma centena de feridos. O ataque foi classificado pela polícia local como ato terrorista.

A polícia da Catalunha prendeu dois homens ligados ao incidente, porém nenhum deles é o motorista do veículo responsável pelo atropelamento. Inicialmente, um dos suspeitos havia sido identificado como Driss Oukabir pela imprensa, mas algumas horas depois o verdadeiro Oukabir se apresentou às autoridades para esclarecer que seus documentos foram roubados e que ele não tem nenhuma ligação com o ataque.

Os dois indivíduos detidos nesta quinta ainda não foram identificados. O grupo terrorista Estado Islâmico assumiu a autoria do ataque, segundo a agência de notícias Amaq, ligada aos extremistas. A informação ainda não foi confirmada oficialmente.