Para quem pensa em passar o carnaval na Chapada Diamantina já pode ir se programando. Ao menos em Rio de Contas já se sabe que terá festa momesca com muita folia, conforme prometido pelos organizadores desde o ano passado. As atrações já foram divulgadas e agradam a todos os públicos. A expectativa é de mais uma festa com força para manter a tradição e envolver a comunidade chapadeira e turistas de diferentes partes do mundo.

Os organizadores e a administração local já estão ansiosos e transmitem essa expectativa via rede sociais, aumentando o clima de alegria e entusiasmo. Funciona até como uma forma de atrair mais visitantes, sem falar que o carnaval em Rio de Contas é tradicional, com fantasias, baile de mascarados e atividades para a criançada se divertir.

A servidora pública Eliane Cézar diz que Rio de Contas resgata o que há de melhor na festa momesca, com marchinhas, baile de máscaras e oportunidades para crianças, adultos e idosos se divertirem.  “É importante que a Chapada Diamantina tenha esse poder de resgatar a cultura e se manter no calendário ano de eventos da região. Mais importante ainda é ter uma programação diversificada que atende a expectativa de todos que vão para o carnaval. É ainda uma oportunidade de conhecer mais da história de Rio de Contas”, salienta Eliane, que é historiadora.

Este ano, o carnaval em Rio de Contas promete atrair público recorde, com bandas de axé em um palco montado na praça onde fica localizado o Fórum da Cidade, antiga Casa de Câmara e Cadeia. Também ocorrem shows em palco alternativo localizado próximo à Igreja da Matriz, a poucos metros do local principal da festa. Nesse período, pousadas e hotéis ficam lotados, assim como os moradores da cidade aproveitam para ganhar renda extra com aluguel de casas.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde na década de 1980, o conjunto arquitetônico da cidade reserva aos turistas um passeio cultural marcado pela singularidade da área urbana.
O clima da cidade, por conta dos 1.200 metros de altitude, é agradável e registra baixas temperaturas durante o inverno. Já no verão, o dia é mais quente, com temperatura média de 25ºC.

Entre os principais passeios turísticos da cidade está o Pico das Almas, um dos pontos mais altos da Bahia, com quase 2.000 metros de altitude e com vasta área verde e onde foram catalogadas mais de 1.200 espécies de plantas, entre elas mais de 100 são endêmicas, que só existem nessa região.

A Cachoeira do Fraga, outro principal cartão-postal da cidade é formada por duas quedas e com piscinas para banho; há também o Poço das Andorinhas, onde ficam diversos poços e pequenas cachoeiras para banho; e o Rio da Água Suja, local propício para acampamentos e que possui um rio escuro, mas límpido. Outros pontos turísticos que são destaque na região são o Pico do Itobira, Pico do Barbado, Ponte do Coronel, Estrada Real, construída por escravos há mais de 300 anos, e Poço do Ouro.

Partindo de Salvador, pegue a BR-324 até a cidade de Feira de Santana. De lá, siga pela BR-116, passando pelas cidades de Milagres, Nova Itarana, Planaltino, Maracás, Contendas do Sincorá, Sussuarana, Brumado, Livramento de Nossa Senhora e por final Rio de Contas. O percurso total aproximado é de 620 km.

A outra opção saindo da capital baiana é também pela BR-324, até a cidade de Feira de Santana. De lá, siga pela BR-116 até o entroncamento para a cidade de Itaberaba, daí em diante siga pela BR-242, até a cidade de Itaberaba, continue seguindo para a cidade de Seabra. De lá, pegue o entroncamento para a cidade de Boninal, já pela BA-148, passando pelas cidades de Piatã, Abaíra e Jussiape. Em seguida, pegue estrada para a cidade de Rio de Contas. O percurso total aproximado é 700 km.

Onde ficar
Entre as opções de hospedagem estão pousadas e hotéis de luxo, como o Resort San Felipo, assim como casas são alugadas na região, principalmente no período do carnaval. As diárias ficam em torno de R$ 70 a R$ 200, a depender do local e da estação. Confira alguns estabelecimentos