Os festejos em louvor ao Padroeiro do Bairro Vila Nova, área turística de Paramirim, nos remete a um tempo de engajamento, conquistas, resgates das tradições de um povo. Enfim, apesar das ingratidões sofridas, mesmo tendo suportado rancores, perseguições de “alguns”, é gratificante olhar para trás e contemplar as conquistas. Com união, organização e persistência, erguemos o templo religioso, exigimos e alcançamos toda a pavimentação do bairro, resgatamos a festa de São Vicente de Paula, conseguimos através da mobilização a urbanização de todo o bairro, melhorias e ampliação da iluminação pública, posto de saúde, atendimento médico e odontológico, água tratada, quantas alegrias no esporte, a constante preocupação com o meio ambiente em especial o Zabumbão, dentre outras lutas e benefícios. O povo unido conquistou sua dignidade.

A história de lutas, acirrados embates de uma comunidade guerreira, remonta da antiga Lagoa do Mato, de onde foram retirados para a construção do lago do Zabumbão. Uma gente de bem, que soube se postar com coragem diante das imensas dificuldades impostas, e vencer! Convencer autoridades, autarquias, empresas e tudo o que se apresentou, para garantir sua dignidade. Seja através do diálogo ou de protestos e pressão popular. Nossa comunidade demonstrou na prática que prefeito, vereador, ou qualquer outro ocupante de cargo público, devem estar a serviço do povo, que se bem organizado, exerce poder maior.


Uma comunidade antes esquecida, que não se deu por vencida em nenhum momento da sua história. Líderes guerreiros, marcaram a caminhada e conduziram esse povo do bem, em busca do reconhecimento devido. A comunidade da antiga Lagoa do Mato, ganhou status, passando a ser exemplo de resistência para o município de Paramirim, por não se curvar, pela coragem em lutar e alcançar seus objetivos!

Independentemente do que poderão dizer hoje, nunca conseguirão apagar da história os fatos que culminaram com a elevação sócio/cultural, dessa gente que com suor lágrimas e coragem, construiu a melhoria da qualidade de vida, beneficiando todos os moradores que nos dias atuais se orgulham do respeito e dignidade conquistados.

Sou muito grato por ter “jogado a âncora” e fixado esta amizade… para sempre! E eu agradeço todos os dias pelos maravilhosos amigos que conquistei nessa batalha da qual fiz parte de forma intensa. Os melhores amigos podem passar dias sem se falar, mas com certeza estarão sempre cientes de todas as coisas importantes que acontecem na vida um do outro, sejam elas boas ou não tão boas assim. A lealdade, a honestidade e, acima de tudo, o respeito são algumas das características básicas que qualificam qualquer tipo de relação verdadeira.

Ao traçarmos um plano criamos vida, os olhos brilham pela motivação, pelo ânimo de começar algo. O ser humano precisa sempre de desafios, isso nos reveste de coragem, ficamos mais alegres e muitas vezes nem percebemos o sofrimento e as dificuldades no decorrer deste processo.

Mas, então, chega o feliz momento: o fim, o êxito, a vitória. Contudo, o melhor mesmo não é alcançarmos a vitória somente; por vezes, a derrota nos ensina mais sobre o nosso comportamento e nossas ideias do que propriamente a vitória. Mas a satisfação do dever cumprido, nos dá novo fôlego, nos revigora e ganhamos, assim, nova vida!

Tudo o que conquistamos, provou ser possível acreditar em nossos sonhos, objetivos e planos de ação para dar “uma guinada” em nossas vidas e na vida da comunidade. Parabéns minha querida Vila Nova, que o padroeiro São Vicente abençoe cada família! Vibrem com cada ganho nas etapas do caminho. Comemorem, mesmo não tendo aquele êxito que gostaria, mas sabendo que estão no caminho e prontos para persistirem no sonho. Se por algum motivo as tristezas cruzarem nossos caminhos tenhamos os olhos para o alto, onde está nosso Criador. Ele nos acompanha em todos os momentos. Ele é por nós! Motivem-se e sejam felizes!

Saibam sempre que o céu é o limite; então, façamos por merecer viver com dignidade, firmeza de propósitos, íntegros e constantes na fé e na confiança de que alcançaremos novas vitórias pela automotivação, buscando oportunidades em meio às ameaças e intempéries da vida, mantendo-nos em pé, firmes no chão e olhos fitos no infinito, no horizonte da nossa jornada.

Samuel Rodrigues de Lima – Jornalista DRT/MTE-BA 5232