O exame será aplicado no dia 5 de maio e o resultado das provas objetivas e das preliminares discursivas e redações será anunciado em 3 de junho. O resultado definitivo sai dia 30 de julho.
De acordo com informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a Bahia registrou 200 mil inscritos no Concurso Nacional Público Unificado (CNPU). O exame será aplicado no dia 5 de maio em 220 cidades brasileiras, 18 delas são baianas: Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Salvador, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.
Os cargos disponíveis são para analista administrativo, analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário, e engenheiro agrônomo, para atuar no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas, tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas, e técnico em Informações Geográficas e Estatísticas, para atuar no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A divulgação dos resultados das provas objetivas e das preliminares das provas discursivas e redações será realizada em 3 de junho. O resultado definitivo será anunciado em 30 de julho. A etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação começará no dia 5 de agosto.
Como será a prova
A inspiração do Governo Federal para a prova seria o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para idealizar o modelo de provas do concurso unificado. Elas serão aplicadas em dois turnos, no dia 5 de maio, da seguinte forma:
Matutino: 2h30 de prova;
nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco temático;
nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.
Vespertino: 3h30 de prova;
nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões);
nível médio: provas objetivas (40 questões).
As avaliações contemplam a 1ª fase da primeira etapa do concurso unificado e são de caráter classificatório e eliminatório, que terá validade de 12 meses. Depois, será necessário passar pelas seguintes etapas:
perícia médica (avaliação biopsicossocial) para a reserva de vagas das pessoas com deficiência;
procedimento de verificação da condição declarada para as pessoas negras;
Procedimento de verificação documental complementar para indígenas.