Avanço de contaminação nas pequenas cidades está ligado à desobediência ao isolamento social.
A cidade de Urandi, próxima a Guanambi, anunciou na noite ontem (20), a confirmação de 27 casos de Covid-19, o novo coronavírus. Os dados foram divulgados pela secretaria de saúde do município. De acordo com a pasta, todos os pacientes foram detectados através de teste rápido realizado na cidade. As amostras dos pacientes já foram coletadas e serão enviadas para o Laboratório Central (Lacen) para contraprova.
O secretário de saúde Péricles Tiago, informou que 26 dos 27 pacientes confirmados, são de uma empresa que executa um serviço de linha de transmissão na cidade. O outro caso é de uma idosa que está internada no Hospital Municipal, aguardan o transferência para uma unidade de saúde especializada de coronavírus. Ela é avó e sogra de dois funcionários da empresa de linha de transmissão.
No momento, o município tem 94 pessoas em isolamento domiciliar; 699 monitoradas pela Vigilância Sanitária; 17 notificações com síndrome gripal; 217 casos descartados; 27 confirmados e 470 aguardando resultado. Esse tem sido o reflexo do crescimento da contaminação na maioria das cidades do interior baiano. A causa principal é o relaxamento quanto às medidas de prevenção e a desobediência ao isolamento social. “O maior problema para quem contrai o vírus nesses pequenas cidades, é a ausência total de recursos nos hospitais e dificuldades de deslocamento para os grandes centros”. Relatou o prefeito.