A Secretaria Municipal de Agricultura e Comercio (Sec. Josenar Matos Vieira), junto com a Prefeitura Municipal de Novo Horizonte (prefeito Itamar Lopes da Costa), realizou no Distrito de Brejo Luiza de Brito a 2ª Feira da Agricultura do Município de Novo Horizonte, onde houve exposição de produtos produzidos na região, como por exemplo o Alho, Banana, Alface, Tomate, Cebola, Feijão entre outros mostrando que o Município de Novo Horizonte , principalmente o Vale do Alho tem um enorme potencial na área da Agricultura.

Além da exposição, ocorreu também uma palestra com a participação de João Alberto – SEPLAN – Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia, Evaristo Carneiro – Técnico da UNICAFES-BA – PROJETO COOPERAR, Paulo Fernando – Gerente do Banco do Brasil Ibitiara, Humberto – Técnico EBDA Boninal/Novo Horizonte, Gildasio Lopes – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Novo Horizonte, Osorio Pereira – Técnico Agropecuário de Novo Horizonte.

Na oportunidade o Secretario de Agricultura falou dos Programas e planos que tem para o município, “Estamos trabalhando em conjunto com Prefeitura, Sindicato, EBDA e Associações Comunitárias para buscarmos o melhor para o nosso Município, já reuni com o Prefeito, oportunidade em que senti boa vontade em trabalhar com e para a Agricultura Municipal segundo o prefeito,  sua administração não irá medir esforços perante os Órgãos estaduais e federais em busca de recursos para uma Agricultura mais digna e justa com os pequenos Agricultores Rurais.

"Já conseguimos implantar o programa PAA – Programa de Aquisição de Alimentos no  município, já ultrapassamos a meta estipulada de compra obrigatória para o PNAE que de 30%, enquanto o município já aproxima  os 40% e pretende aumentar para o próximo ano, já foi contratado  um Técnico Agropecuário Osorio (muito querido na região por fazer um ótimo trabalho) para  dar assistência técnica, tanto na Agricultura como na Pecuária municipal.

O município também disponibilizará a Retro escavadeira para limpeza e abertura de Aguadas de agricultores e pecuaristas municipais, estando implantando a Primeira Cozinha Comunitária do município no Povoado de Canta Galo, onde conta com mulheres guerreiras que buscam incansavelmente o sucesso de seu trabalho, as secretarias municipais em suas reuniões já compram lanches da cozinha tanto para apreciar produtos originários do município como também para servir de incentivo”.

Destaca-se também o trabalho feito pelo Presidente do Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Novo Horizonte – STTRNH em frente ao Programa Mais Água na construção de 50 Cisternas de Produção com capacidade para 50 mil de água, 16 Quintais Produtivos e 44 Tanques Trincheiras com capacidade 600 mil litros de água. Tudo isso faz com que além de gerar renda para os Agricultores Familiares, faz com que os munícipes de Novo Horizonte se tornem pessoas mais independentes financeiramente.

Em sua saudação no encontro, o Prefeito Itamar resumiu: “Quero dizer a todos e a todas de Novo Horizonte que pretendo trabalhar em prol de todo o nosso povo e não de A ou de B, pois sou prefeito dos aproximadamente 11.786 novorizontinos. Dentro das nossas possibilidades, iremos projetar a agricultura familiar, para que se fortaleça e ganhe o mercado interno e externo, daremos suporte para a independência e auto-sustentação ao homem do campo”.

Novo Horizonte é um município que se orgulha da sua gente, das suas riquezas como a produção do Cristal e a excelente produção de alho que é exportado para todos os cantos do Brasil e até exterior. Baseado nesse potencial, o prefeito Itamar Lopes, informou a nossa reportagem, que, além dos diversos planos para a modernização da cidade, com novas pavimentações, a luta pelo esgotamento sanitário, urbanização, construção de moradias para famílias necessitadas, avanços na saúde, educação, infraestrutura e para a área social, juntamente com colaboradores, dentre os quais a primeira dama, traça planos ousados e futuristas, voltados para a qualificação da mão de obra na lavoura do alho e principalmente na busca de projetos viáveis no sentido de um melhor aproveitamento do produto que até então é cultivado em grande escala, sem maiores beneficiamentos.

É com este pensamento revolucionário e evolucionista, que a nova administração quer governar Novo Horizonte, gerando emprego e renda, zelando pelas suas riquezas e melhorando a cada dia a vida da população. Itamar disse ainda que outros projetos voltados para o beneficiamento do cristal, a atração e incentivo para a instalação de indústrias, fazem parte da sua plataforma de governo. Espera poder contar com o apoio necessário para colocar em prática diversas ideias, sem se descuidar da atenção cotidiana às demandas  que se apresentam na pauta do executivo municipal.