“Graças ao empenho de autoridades e a colaboração da população, a doença na Bahia está concentrada nos 10 maiores municípios onde temos cerca de 80% dos casos.
O governador Rui Costa (PT) afirmou no início da tarde desta segunda-feira (25) que cerca de 200 cidades do estado da Bahia estão sem nenhum caso do novo coronavírus ou tiveram casos confirmados da doença há mais de 15 dias. Ressaltando algumas exceções, Rui afirmou que isso se dá, devido às ações de prefeitos e equipes sanitárias, com a colaboração da população que obedece o isolamento social.
Ainda de acordo com ele, agora, é necessário manter por mais algumas semanas essa situação, para que os pequenos municípios não sejam infestados pelo vírus. A nível de estado, Rui explicou que as ações mais fortes de combate ao vírus estão concentradas nos 10 maiores municípios do estado onde estão a maioria dos infectados. Salvador, segundo o governador, concentra 65% dos pacientes que ainda permanecem com vírus ativo no organismo.
“A doença na Bahia está concentrada nos 10 maiores municípios onde temos cerca de 80% dos casos. É como se fosse um incêndio em uma floresta onde precisamos atacar o fogo no ponto mais forte, é mais ou menos nesse raciocínio, sobretudo na região metropolitana de Salvador”, disse. A prefeitura de Salvador previu na semana passada a possibilidade de colapso para quarta-feira (27) devido a grande demanda por leitos clínicos e de UTI, sobretudo de pessoas que chegam do interior em busca de atendimento.
Essa é sem dúvidas, uma excelente notícias para os pequenos municípios do interior, que se esforçam para que esse vírus não se alastre, afinal, são também cidades que não possuem recursos para o tratamento e até o deslocamento de pacientes passa a ficar comprometido, uma vez que os grandes centros estão abarrotados de doentes. O negócio é seguir cumprindo as normas que tudo isso logo vai passar.