Com missas, procissões, queima de fogos, mastro, acampamentos etc. No mês de julho durante três dias, no povoado de Morro do Fogo, distante 18km da sede de Água Quente, é realizada a festa com a romaria em louvor à Nossa Senhora do Carmo.

A festa em louvor à padroeira Nossa Senhora do Carmo no Povoado do Morro do Fogo na zona rural de Érico Cardoso, já se tornou um dos maiores eventos religiosos, culturais aqui do sudoeste baiano. A manifestação de fé que iniciou tímida, com as homenagens dos nativos a Nossa Senhora do Carmo, foi ganhando adeptos e tornou-se nos dias atuais, a maior expressão da cultura religiosa da região. A capela, foi erguida no povoado, desde a chegada dos bandeirantes Portugueses que ali aportaram em busca do ouro que existia em abundancia, a santa veio com os garimpeiros que  fundaram o povoado e desde então a tradição se repete a cada ano. Os Portugueses  se foram com o fim do ouro, deixando no Morro do Fogo as marcas e evidencias do inicio da povoação que deu origem a todo o imenso Vale do Paramirim.

A festa é religiosa, conta sempre com fiéis vindos em romaria de todos os cantos, apesar de já existirem estradas de rodagem, muitos ainda conservam as tradições de subirem o morro a pé, a cavalo e até de  carroça, porém, como ninguém pode barrar o tal do progresso, vê-se também na festa do Morro, centenas de motos, caminhões e carros.

Com o incentivo de pessoas devotadas, que ao longo dos tempos colaboram de maneira decisiva na valorização deste evento ímpar, a festa ganhou em organização, infra-estrutura, segurança e conforto, o que naturalmente provocou um crescimento considerável do número de turistas que vêem atraídos tanto pela festa religiosa, passando pela parte profana, como também em grande número para conhecer as belezas naturais e toda a história mística e secular que envolve o povoado do Morro do Fogo.

Os mais jovens, partem para a festa do morro em grupos animados, sobem as serras nas suas motocicletas, levando as namoradas na garupa, os que não levam, com certeza arrumam uma por lá. As famosas trilhas  são uma atração à parte.

Esses são apenas alguns dos fatores que atraem os visitantes para a festa do Morro, tudo é diferente e marcante, desde o início da viagem, a subida da serra propicia uma vista maravilhosa do nosso lindo Vale, as estradas estreitas, porém, muito bem cuidadas pela prefeitura Municipal, dão a  segurança necessária para que os viajantes desfrutem ainda das cachoeiras dos Rios Paramirim e Rio do Morro que descem serenos às margens do caminho, além disso existem as famosas e também tradicionais paradas nas barraquinhas instaladas em pontos estratégicos para um gole que tira a poeira da garganta e reanima o romeiro para continuar com mais disposição e alegria.

A chegada reserva emoções marcantes. Nesta época do ano, em que o nosso sertão já sente os efeitos da seca, no Morro a vegetação ainda resiste e permanece com um verde deslumbrante, pode-se observar inúmeras árvores frutíferas, predominando as bananeiras e as laranjeiras, uma única rua com casas sobe até a capela que se localiza exatamente no final da subida e do povoado. É realmente uma viagem inesquecível a visita anual ao Morro do Fogo.

São dias de muita religiosidade alegria e festa, o povoado fica completamente lotado, os dormitórios são barracas improvisadas, os próprios automóveis servem de casa e a população nativa recebe com muito carinho os amigos visitantes. Quando o dia amanhece, é hora de banhar-se no rio, tomar aquele cafezinho quente e preparar-se para mais um dia de festa na capela e logo mais a noite, no coreto onde os sanfoneiros sacodem o fole e botam todo mundo para se balançar.

Este ano, sob a organização dos amigos Luiz Américo, Edvaldo Flores, Robertinho e Lúcia, a festa superou expectativas e bateu recorde de público. Atrações como Carro de Malandro, Dara, Renan Moreira, Sandro Matos, Colado e Coladinho, além de outras atrações e os famosos sanfoneiros fizeram a galera vibrar nas noites frias e no encerramento dos festejos.

É assim que acontece todos os anos no mês de julho os festejos e homenagens a Nossa Senhora do Carmo do Morro do Fogo, uma tradição que se renova, se fortalece e sempre deixa nos corações dos romeiros aquela saudade gostosa e a certeza de que no próximo ano estarão de volta, subindo o Morro e agradecendo a santa por mais um ano de vida.

Autoridades de diversas cidades e figuras ilustres também marcaram presença nos festejos, à exemplo do prefeito de Paramirim Dr. Júlio Bernardo, acompanhado do seu vice-prefeito Robson Martins, do grande amigo Rom (Dr. Romilton Morais), comitiva de vereadores e assessores, que foram recepcionados pelo médico e forte liderança política de Érico Cardoso Dr. Érico, também pelos vereadores Erivélton e Dr. Léo, que juntos, receberam o carinho do povo presente e participaram ativamente do evento.