Que o ano de 2014 não foi fácil para a maioria absoluta dos brasileiros, disso todos tem conhecimento. Foram muitas lutas, decepções, algumas alegrias, um ano que exigiu de cada um, muita garra, determinação para continuar na caminhada da vida, na luta diária.
Assim, como todo povo do planeta, que declara o lazer como uma das prioridades de vida saudável, um direito de todos, o baiano, o sertanejo forte, que está sempre no batente, seja em qualquer lugar, não é diferente quando a questão é a diversão, cada um da sua forma, nesse período de sol e verão, busca a atividade prazerosa, se programa para o descanso e a alegria de viver.
O poder público Municipal, mesmo enfrentando dias difíceis, não deixa de dar o suporte necessário, organizando inclusive a confraternização da virada de ano, que reúne milhares de pessoas, enfeitando as ruas e avenidas, montando o tradicional presépio, enfim, dando um toque de requinte ao clima de festas e revellion.
Tais costumes são importantes porque têm papel fundamental de integrar, estabelecer conexões, com o retorno às raízes, seja dos jovens estudantes, trabalhadores filhos da terra, que fora ganham o sustento, ou mesmo o turista, que experimenta a diversidade cultural da Bahia, posição que é respeitada e reconhecida, seja na capital ou em qualquer cidade do nosso interior, onde a cultura é disseminada.
Já é presente nas ruas, a festa e efervescência, o agito, como preferem os jovens, praças e ruas se tornam palcos para encontros, namoros e apresentações pessoais, que promovem o intercâmbio de pessoas de diferentes territórios.
Tidas como cidades que atraem cada ano mais turistas, Paramirim, Rio de Contas, dentre outras do Vale do Paramirim precisam de cuidados diários, de infraestrutura, para que a demanda seja muito bem abrigada. Isso tem sido projetado e a cada ano melhorado, pelo bem estar das pessoas da terra e turistas que chegam e que precisam de lugares onde a cultura local, a hospitalidade e os encantos naturais estejam satisfatórios, higiene, serviços de qualidade e orientações presentes.
Conscientes dessa nova tendência, o aumento gradativo e constante do turismo, graças ao esforço da mídia em demonstrar tais potenciais, os poderes públicos, comerciantes e empresários do setor de serviços, devem unir esforços para na ampliação de um projeto em comum, visando o fortalecimento das economias, especialmente no verão.
A ideia seria operarem em rede, os gestores se conhecem, trocam experiências e ideias. Há a intenção de abarcar outros espaços do Vale do Paramirim, contribuindo para a consolidação de uma rede de turismo sustentável nessa região rica em atrativos culturais, folclóricos e ambientais.
2015, talvez seria o ano ideal, o momento de se pensar em eventos regionais, como apresentações artísticas, encontros culturais, feiras de artesanatos, competições esportivas que envolvam a grande massa, o retorno de oficinas de culturas, enfim, atividades diversas para que consigam contemplar todo o público alvo, afinal, é hoje o turismo a atividade do futuro, sendo também a mais rentável e duradoura.