Do G1 BA, com informações da TV Bahia

 

Familiares, amigos e políticos se reuniram durante toda esta quinta-feira (26), no Palácio da Aclamação, em Salvador, para prestar homenagens ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Zezéu morreu aos 65 anos, em São Paulo, na quarta-feira (24), vítima de uma hemorragia digestiva.

"Ele tem uma maneira de fazer política que às vezes assustava até os amigos e os correligionários, que é uma política pelo gosto da política, uma política pelo gosto de mudar as coisas, de transformar". Foi assim  que o comunicador e cineasta Pola Ribeiro, irmão de Zezéu, resumiu a trajetória de vida pública do político.

Zezéu assumiu o cargo de conselheiro do TCE em 2014 e ficou no posto durante oito meses. "Nesse período curto de tempo, ele fez a diferença, porque ele defendia não um tribunal apenas para julgar contas, mas um tribnal que fizesse um pouco mais, que é avaliar os resultados das políticas públicas", afirmou Inaldo Paixão, presidente do do órgão.

No final da tarde, foi realizada uma cerimônia ecumênica. O corpo de Zezéu será cremado nesta sexta-feira (26), às 11h, no cemitério Jardim da Saudade em Brotas. A cerimônia será fechada para os parentes e amigos.

"Uma referência como político, como homem preocupado pela cidade. Perde a Bahia, perde o Brasil um grande homem público. Uma referência para uma geração inteira", afirmou o governdor da Bahia, Rui Costa.

José Eduardo Vieira Ribeiro, o Zezéu, era uma das principais referências do PT na Bahia, filiado desde 1982. Em 2011, assumiu a pasta de Planejamento da gestão de Jaques Wagner. "É um sentimento de perda, de falta. É um grande companheiro de caminhada", disse o ex-governador da Bahia.

Zezéu Ribeiro, do PT na Bahia (Foto: Arquivo pessoal/Reprodução Facebook)Zezéu Ribeiro morreu em São Paulo, na quarta (25).
(Foto: Arquivo pessoal/Reprodução Facebook)

Trajetória
Zezéu é ex-deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e ex-secretário estadual de Planejamento. Zézéu assumiu a vaga aberta após vencer votação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), tendo como concorrente o deputado estadual Carlos Gaban (DEM).

O político se formou em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o primeiro mandato foi como vereador deSalvador, em 1993. Zezéu era filiado ao PT por mais de 30 anos. Ele também foi vereadorpor três vezes.

Zezéu se licenciou do mandato de deputado na legislatura 2011-2015 para assumir o cargo de Secretário de Planejamento da Bahia. Em 2014, renunciou ao mandato de deputado mais uma vez para assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas da Bahia.

Foto de arquivo de Zezéu com Lula, José Gabrielli e outras lideranças do PT (Foto: Arquivo pessoal/Reprodução Facebook)