Privilegiada desde o seu surgimento, a cidade de Érico Cardoso, orgulha-se de ser origem de todo o Vale, fazendo brotar e expandir a vida rio abaixo. Amada por possuir em suas terras, as nascentes que saciam a sede e produzem riqueza nesse pedaço do sertão. Também é o torrão natal de grandes nomes, intelectuais, grandes profissionais, autoridades de renome, figuras humanas exemplo de dignidade, honradez e competência. Água Quente tão falada em versos e prosas é mãe de homens e mulheres do bem, que no passado e nos dias atuais, escrevem a sua história.

No dia 04 de abril, foi comemorado mais um aniversário de emancipação do município, com grande festa em praça pública, reunindo os filhos da terra, amigos, vizinhos, que juntos celebraram mais um ano de lutas e conquistas do lugar e sua gente.

Tantas e tantas lembranças, guardadas no peito de cada um que ali nasceu, cresceu, ou viveu sua infância e juventude. Este cenário bucólico, que apesar dos avanços progressivos, ainda retrata momentos inesquecíveis, eternizados na memória e nas histórias de cada ser.

Água Quente cresceu, se desenvolveu, ganhou novos aspectos e equipamentos urbanos. A modernidade chega, porém, o encanto, o amor pelas origens permanecem.

O município tem muito que comemorar. Apesar de opiniões contrárias, o que de certo modo é salutar, a cidade e o campo, seguem dentro do ritmo de crescimento acelerado, recebendo benefícios que tem melhorado a vida da população da cidade, como obras de infraestrutura, melhorias na saúde, educação, assistência social. Também a área rural, tem sido contemplada com obras necessárias para uma melhor  qualidade de vida, como o atendimento médico cada vez mais próximo e contínuo, o medicamento, abastecimento de água, transporte escolar e o ensino de qualidade, estradas e até pavimentações, urbanizações, ajardinamento nos povoados. Destaque também para programas que visam a diminuição das desigualdades sociais entre as famílias, enfim, pode-se afirmar que, apesar das dificuldades enfrentadas, Érico Cardoso avança e inclusive, ultrapassa municípios de maior porte na Bahia, no que diz respeito à administração pública.

Críticas, boatos, de que a prefeitura do município estaria ilegal com suas contas, dúvidas sobre a realização ou não da festa de emancipação política, são típicas de quem torce contra. As coisas vão acontecendo no tempo correto e assim, desfazendo tais boatos.

O gestor, demonstrando muita felicidade, confidenciou à nossa reportagem, que desde que ingressou na vida pública, até os dias atuais, prefeito por 4 mandatos, coleciona inúmeras ações benéficas, sempre teve as suas contas aprovadas, como também aconteceu em 2014. Isso o faz sentir-se realizado. Também  por merecer o carinho, por poder estar à frente do executivo da sua terra, comemorando as vitórias alcançadas para os seus munícipes. Dr. João Paulo, afirmou que tem Água Quente no coração e que nunca irá deixar que nem de longe afrontem o seu povo, a sua terra que é orgulho para todos que nela vivem.  


 

Sob o comando da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, foi organizada uma bonita comemoração, na qual, do palco, na Praça Principal, as Bandas Forrozão e Axé Gandaia, levantaram a massa, numa comemoração sadia, na qual a juventude, crianças, adultos e até idosos, celebraram os 53 anos de emancipação política do município, brindando as conquistas do presente, renovando as expectativas de um futuro cada dia mais promissor.