Das comemorações católicas, a celebração de Corpus Christi, sem dúvidas é uma das mais belas, pela riqueza da festa, a dedicação e amor dos devotos, as tradições como a procissão do fogaréu, a participação popular, especialmente quando o cenário desse evento é a encantadora cidade de Rio de Contas, cuja arquitetura, espiritualidade e dedicação de cada morador, transforma toda a sede do município numa magnífica obra de arte.
Residências, desde a mais abastada até aquela mais humilde da periferia, se enfeitam a seu modo, com ornamentos e simbolos alusivos à festa, também os estabelecimentos comerciais e prédios públicos, são cuidadosamente enfeitados em homenagem ao padroeiro, tudo para estarem em harmonia com os belíssimos tapetes que decoram as principais avenidas. Tudo isso em homenagem ao padroeiro o Santíssimo Sacramento.
Nossa reportagem esteve por mais um ano, acompanhando essa contagiante tradição, que além do objetivo católico, representa a cultura do lugar. Milhares de pessoas, vindas de todos os cantos da Bahia e do Brasil, se unem aos moradores da cidade e região para comemorarem a data em que a Igreja Católica festeja o corpo e do sangue de Jesus Cristo.
A missa campal, um dos mais importantes atos de toda a comemoração, solenidade que reuniu multidão, teve início às 10:hs, em frente à Igreja Matriz, presidida pelo bispo da diocese de Livramento.
Nas pregações, os participantes que também interagiam no cerimonial, ouviram explanações sobre o real significado da festa para a religião. No dia de Corpus Christi, se reunem para recordar a presença de Jesus em suas vidas e para reagir contra a falta de memória do ser humano que, muitas vezes, esquece que Ele está sempre no meio de nós.
O ponto alto das festividades aconteceu na tarde do dia 04, com a procissão sobre os tapetes, guiada pelos sacerdotes da igreja e autoridades presentes. Na caminhada, representantes de diversas irmandades carregaram estandartes com figuras representativas da Igreja, enquanto entoavam cânticos e orações.
Corpus Christi, termo que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. Cuja festa, tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
Em Rio de Contas, o bom gosto e amor dos fiéis pela tradição, provoca deslumbramento de visitantes e turistas que registram fotos por todo o percurso da procissão, onde são improvisados altares, em frente a algumas entidades, onde se celebra a “Benção Solene”, acompanhada da chuva de papel picado e queima de fogos de artifícios durante a elevação do “Santíssimo Sacramento”. No encerramento da festa, os fogos de artifício mais uma vez iluminam o céu, saudando o Santíssimo com a benção final.
Conforme informamos, a Festa de Corpus Christi, é a maior do calendário oficial das comemorações religiosas de Rio de Contas. "É muito bom ter uma cidade tão linda, que cultiva e busca resgatar suas tradições, presenteando seus filhos e visitantes, com grandes atrativos", disse o prefeito, para o qual, foi grande a felicidade, como devoto, como filho da terra e na qualidade de gestor, poder colaborar para que esta magnífica tradição religiosa fosse realizada com tamanho sucesso.
Além de Personalidades públicas locais, como o Prefeito Dr. Márcio Farias, o Presidente da Câmara, vereador Luciano Pierroti, Secretários e lideranças comunitárias, eclesiásticas, presentes nas celebrações, a cidade recebeu também, visitantes ilústres, que foram recepcionados com carinho pelo povo.