Conforme denunciamos aqui por diversas vezes, o descaso do Governo do Estado com a segurança pública, especialmente nos ataques a bomba e assaltos a mão armada aos bancos de cidades da Bahia, finalmente , depois de diversas ações e prejuízos, a Polícia Militar do Estado (PM) anunciou, que irá utilizar inicialmente duas aeronaves no combate aos ataques contra bancos.
Apesar de ser um número insignificante, diante da extensão do território, não tendo capacidade de cobrir nem a região metropolitana de Salvador, é um começo para que se possa atingir o objetivo proposto pelo Jornal O Eco, desde há muitos anos, quando ocorreram assaltos em Ibitiara e Rio do Pires. Deveriam existir helicópteros e pessoal treinado em cidades estratégicas, distribuídos em todo o estado, para serem acionadas e agirem com eficiência pelo ar, orientando viaturas e os homens em terra.
As aeronaves serão deixadas em estado de alerta para ocorrências que eventualmente aconteçam no estado. Em entrevista à Rádio Metrópole o comandante da PM-BA, Anselmo Brandão, afirmou que “uma aeronave [ficará] no norte e outra no leste, em estado de alerta”. “Eu não tenho dúvida que com essas ações de mobilidade para o enfrentamento das quadrilhas, fora as ações que estamos realizando diuturnamente, nós vamos ter uma redução significativa”, disse o comandante.
É preciso que se cobre das autoridades do governo mais equipamentos, mais aeronaves e melhor aparelhamento da polícia. Além de melhores condições de trabalho, para que possam combater quadrilhas armadas até os dentes.