Apesar de ainda distante, cerca de um ano das convenções que escolherão oficialmente os candidatos às Prefeituras Municipais da nossa região, o clima já anda quente em algumas cidades, onde os políticos que aspiram ao cargo maior, já se declaram, se posicionam, fecham alianças e até anunciam de público suas respectivas candidaturas, com direito até a foguetório e visitas à feira-livre, acompanhados de cabos eleitorais ou padrinhos políticos, no intuito de darem como definidas as chapas, partindo literalmente para o corpo a corpo.

Diante dessa postura antecipada e do calor das mobilizações de bastidores, buscando informar a população regional, que demonstra muita expectativa, o Jornal O Eco/Plataforma 4 Comunicação e Marketing, iniciou a realização de pesquisas de intenção de votos,  com a mesma seriedade, competência e ética, que há, 20 anos, tem sido a marca de excelência em trabalhos estatísticos, tendo acertado em 99,9 % os seus prognósticos. Trabalho que obedece todas as normas estabelecidas pelo CONRE (Conselho Regional de Estatística), ao qual somos filiados, utilizando técnicas face a face, com supervisão na coleta de dados e fiscalização interna na aplicação de amostragem inovadora e eficiente.

Desta forma, com as informações públicas de pré-candidatos definidos, foi realizada uma pesquisa de intenção de voto, que avaliou as potencialidades políticas, bem como, o índice de rejeição no município de Érico Cardoso, onde o ex-prefeito, Dr. Antônio Medrado, agora no grupo de oposição, (Candidato de Robério Nunes), deve enfrentar o médico Dr. Érico Cardoso (Candidato do Prefeito João Paulo).

Nesse primeiro levantamento, o Instituto detectou considerável vantagem quanto à intenção de voto para o pré-candidato Dr. Érico, que obteve 48%, enquanto Dr. Antônio Medrado pontuou com 29%, os que afirmaram não votarem em nenhum dos dois somam 9% e exatos 14% declararam não saberem ou não quiseram opinar.

No quesito sobre quem tem mais chances de ganhar as eleições do ano que vem, Dr. Érico obteve 49% das opiniões, enquanto Dr. Antônio Medrado ficou com 28% e 23% não souberam ou não quiseram opinar.

Quando o assunto abordado é a REJEIÇÃO, (Em quem o entrevistado não votaria de jeito nenhum), 46% afirmam não votar no pré-candidato Dr. Antônio Medrado, enquanto 25% declararam não votar em Dr. Érico e 29% não souberam ou não quiseram opinar.

A Pesquisa foi realizada por iniciativa própria do Jornal e Instituto de Pesquisas O Eco, entre os dias 21 e 22 de agosto, ouvindo 342 pessoas, da sede e da zona rural do município, pelo método de amostragem. O, Intervalo de confiança é de 95% ou  0,05 de significância, Erro padrão: 5%.

VEJA OS GRÁFICOS: