Apesar de ainda distante do pleito eleitoral que apontará nas urnas os novos prefeitos e vereadores em 02 de outubro de 2016, as disputas internas pela indicação aos cargos, começaram há algum tempo em todos os municípios da região. Umas de forma serena, dentro do diálogo, outras mais acirradas ao ponto de descontentes ameaçarem e até deixarem seus respectivos grupos, sob a alegação de não terem sido os escolhidos.
Em Caturama, o prefeito Hugo Mendonça, conduzindo um grupo forte, buscou agir de forma democrática, dando a oportunidade de cada pleiteante demonstrar o seu prestígio e força política junto à opinião pública. Foram meses de diálogo, análises e expectativas. Após esse período, de posse dos dados sobre o desempenho dos possíveis nomes, o gestor convocou uma ampla reunião, onde na presença da maioria das lideranças locais, ficou decidido que o que havia melhor pontuado nas pesquisas realizadas, passaria a ser o nome, em torno do qual, o grupo irá trabalhar pela sucessão municipal.
O jovem e carismático médico, com relevantes serviços prestados à terra, Dr. Paulo Mendonça, figura querida por todos, que goza de baixíssimos índices de rejeição, foi também o preferido da maioria, sendo aclamado pelo grupo como o pré-candiato a prefeito, permanecendo o atual vice-prefeito Hélio da Mata como seu companheiro de chapa, que irão a luta por amor a Caturama.
Atitude considerada surpresa para os presentes foi a reação de alguns descontentes, que gozavam da confiança de todo o grupo e ao constatarem que não alcançaram respaldo popular para encabeçar a chapa da situação, modificaram o comportamento. “Isso deve ser visto como atitude normal, afinal, não é fácil ser preterido num processo de escolha popular”. Resumiu um dos líderes presentes.
Mesmo com tais impasses e até discussões, a ordem foi mantida e a maioria esmagadora presente à reunião, apoiou as decisões que haviam sido tomadas. Todos muito empolgados com a escolha do nome de Dr. Paulo, que além de lidera as pesquisas por ser querido de toda a população de Caturama.
Algumas semanas depois desta definição, considerando também que a oposição já havia se manifestado, declarando o ex-candidato derrotado nas últimas eleições Dr. Claunilton (Dedê) como pré-candidato para 2016. A Plataforma 4/Jornal O Eco, realizou então em todo o município, uma abrangente pesquisa de intenção de voto, visando avaliar a provável disputa entre os Pré-candidatos Dr. Paulo Mendonça e Dr. Claunilton (Dedê).
Na pergunta estimulada (quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos), Dr. Paulo Obteve 47% das intenções de voto, enquanto Dr. Claunilton (Dedê) pontuou com 35% das intenções de voto; os que declararam não pretender votar em nenhum dos dois somaram 8% e os que não quiseram ou não souberam opinar são 10% dos entrevistados.
Quando o assunto abordado foi a Rejeição (Em quem o entrevistado não votaria de jeito nenhum), Dr. Paulo obteve 27% e Dr. Claunilton 44%, os que não souberam ou não quiseram opinar somaram 29%.
Quando indagados sobre as suas percepções de quem teria mais chances de ganhar as eleições em 2016, 46% dos entrevistados afirmaram ser Dr. Paulo Mendonça o favorito, enquanto que 29% disseram acreditar numa vitória de Dr. Claunilton (Dedê) e 25%, não souberam ou não quiseram opinar.
O resultado foi comemorado pelo grupo situacionista, que assim analisou: “Isso é reflexo de um trabalho sério e dedicado, que rendeu benefícios aos quatro cantos do município e elevou a qualidade de vida de um povo humilde, que sempre pode contar com o apoio do poder público municipal nesses últimos anos”. Pontou o Secretário Tõe Leão.
A pesquisa foi realizada obedecendo a todas as regras previstas em Lei, bem como, o que determina o Conselho Regional de Estatística ao qual somos filiados CONRE: nº 021, seguindo o método face a face, por amostragem estratificada por alocação proporcional, sendo realizada a coleta de dados nos dias 07 e 08 de setembro de 2015, com um intervalo de confiança de 95%. Erro padrão 5%.