É minha gente… Para os desesperados de plantão, estão acabando os falsos argumentos. Momento difícil para os tapeadores, contagem regressiva para a derrocada que está por vir. Podem não acreditar, porém, está registrado em blogs e nas redes sociais, uma das mais deslavadas mentiras do prefeito de Macaúbas, que chega ao cúmulo do exagero, no desespero de continuar enganando.

Zezinho, que aparece em pesquisas de intenção de voto nas últimas colocações, não atingindo sequer dois dígitos, faz circular  um “suposto levantamento”  da empresa de divulgação, UBD – União Brasileira de Divulgação, onde afirma que sua administração figura entre as 100 MELHORES DO BRASIL.

O leitor pode até imaginar que isso é piada! Afinal, um gestor que literalmente afundou um município próspero, que se desenvolvia a passos largos, um prefeito que desprezou todas as suas promessas e ainda demitiu todos os principais responsáveis pela sua vitória, egocêntrico ao ponto de se isolar numa rodinha de assessores despreparados, que o blindaram, tornando-o insensível aos anseios dos humildes da periferia e área rural. Um homem público em sã consciência, sabendo da sua real condição de popularidade, não iria alastrar tamanha mentira, pela qual, certamente deve ter desembolsado muita grana.

Pois vamos aos fatos: provavelmente, o prefeito ou assessores, fizeram divulgar nas redes sociais o site da empresa: http://www.ubd.com.br/, onde aparece o desenho do mapa do Brasil. Clicando no estado da Bahia, surge uma relação de municípios que supostamente foram eleitos e classificados pelo critério de “Qualidade Total nos Serviços do Governo Municipal”. Se pensarem que é só isso, enganam-se, pois na dita relação, se considerada a ordem numérica, MACAÚBAS aparece como o  22º da Bahia, à frente de cidades como:  Xique-Xique; Barreiras; Luís Eduardo Magalhães; Caetité; Paulo Afonso; Itabuna; Juazeiro; Camaçari, dentre outras que segundo se constata, ficaram abaixo nos referidos critérios da revista.

Vale ressaltar, que não existe nenhuma identificação jurídica como CNPJ, registro nos Conselhos de Estatística, Profissional Responsável e muito menos qualquer menção à metodologia utilizada no tal levantamento, não existindo também o endereço físico da empresa etc. Quando clicamos sobre o nome da cidade de Macaúbas, somos redirecionados para o site oficial da prefeitura que, por sinal, está desatualizado.

O grande questionamento que se faz na atualidade,  está relacionado ao fato de empresas, blogs, sites e demais veículos, que na maioria das vezes, não possuem registro algum, autorização, nem sequer existem legalmente, poderem atuar de forma irregular, divulgando aberrações desta natureza.

O esforço das autoridades e empresas legalmente constituídas,  foca-se numa maior fiscalização, que se faz urgente, para inibir tais práticas, ao tempo em que,  protege, na forma da Lei, aqueles profissionais que buscam levar a notícia com credibilidade e ética, realizar e divulgar com responsabilidade, pesquisas e demais dados. Assim o leitor e no caso, o eleitor, não ficaria à mercê de estelionatários, falsários que vendem ilusões, buscam ludibriar e até menosprezar a inteligência das pessoas.

Também fica o alerta aos leitores, sobre os cuidados que devemos ter ao navegar pelas redes sociais, as quais possuem hoje, infinito poder de propagação, seja verdade ou mentira, o post se alastra com a velocidade da luz. Por isso, devemos ter a preocupação de checar a fonte de uma notícia e a credibilidade do veículo que a editou.

O Episódio que acontece em Macaúbas, não é coisa nova. Há alguns anos isso vem ocorrendo, virou caso de piada, pois, apenas aqueles prefeitos que estão em baixa, desacreditados, gestores em maus lençóis, compram tais “Levantamentos a Nível Nacional” e fazem divulgar, na ilusão de que com isso conseguirão reverter uma situação totalmente desfavorável.