Em assembléia realizada na tarde desta terça-feira (20) em São Paulo-SP, os bancários de todo Brasil decidiram continuar a greve que já dura 16 dias, pois não aceitaram a proposta dos patrões, que ofereceram um aumento salarial de 7,7%. As negociações vão continuar nesta quarta-feira (21) a partir das 11 horas.
 
A greve dos bancários  tem causado grandes prejuízos à população, bem como, contribuido para o agravamento da crise financeira e desaceleração da economia brasileira. Além de todos problemas financeiros já conhecidos, a greve tem causado danos e desrespeito ao consumidor, que, além das agências fechadas, encontram deficiências como caixas eletrônicos desativados, falta de envelopes para depósito, saques limitados e indisponíveis, ausência total de funcionários, que não comparecem ao local de trabalho. Ressaltando que, Greve deve respeitar o mínimo de atenção e serviços assegurados por Lei ao consumidor.
 
Funcionários estão deixando de prestar serviços indispensáveis como a manutenção dos caixas eletrônicos, materiais para os procedimentos, muitas agências estão completamente paralizadas, sem nenhum tipo de serviço. Funcionários em casa e a população atordoada, sem ter a quem recorrer nas necessidades de transações bancárias.
 
A Secretária-Geral do Sindicato dos Bancários, Neide Rodrigues, informou que todos os caixas eletrônicos das agências devem ser reabastecidos. "Todos devem estar com dinheiro durante a paralização, pode ser que uma ou outra máquina não esteja com dinheiro suficiente, mas todas as agências são abastecidas e devem estar disponibilizando dinheiro", afirmou.
 
 
Uma recepcionista de agência do Banco do Brasil, disse que várias máquinas não estão com dinheiro suficiente. O valor máximo de saque diário naquela agência é de R$1,5 mil. Mas um jovem de 29 anos teve de procurar três locais para conseguir sacar dinheiro e, mesmo assim, não conseguiu o valor total.
 
“Em uma não tinha dinheiro em nenhum caixa. Em outra só consegui tirar R$ 350. Só na terceira que consegui sacar”, contou o cliente que não quis se identificar.
 
Outra reclamação da população é não poder realizar depósito em caixa eletrônico neste banco. Certamente, funcionários que não querem trabalhar, ou na intenção de forçar os bancos à negociação, retiraram os envelopes da recepção das agências.
 
Silvio Logo, de 26 anos, disse que a greve é um direito dos bancários, mas que está atrapalhando muito quem precisa dos serviços. "Eu preciso fazer depósito, e como não posso fazer aqui fica complicado, pois a Lotérica tem limite, né", afirmou o cliente.
 
Uma outra mulher de 32 anos reclamou da falta de atendimento. "Eu preciso de algum gerente para auxiliar, extraviei meu cartão e não consegui atendimento de modo algum. Houve um bloqueio na minha senha e só na agência é possível resolver, agora eu fico sem dinheiro, porque esse é um atendimento exclusivo deles", desabafou.
 
 
Procon
A superintendente do Procon, Rosimeire Cecília da Costa, orienta os consumidores que tiveram dificuldade em pagar as contas por causa da greve dos bancários a procurar a instituição pelo disque 151.
 
Rosemeire ressalta que contas de água, luz e telefone podem ser pagas em casas lotéricas, correios e em alguns supermercados. Já as contas que não puderem ser pagas por meios alternativos, a orientação é que o consumidor entre em contato com o fornecedor.