Um lamentável acidente envolvendo um ônibus de turismo, ocorreu no final da tarde desta terça-feira, (último dia de Carnaval). O veículo há alguns dias se encontrava na cidade de Rio de Contas, mais precisamente na região da Ponte do Coronel, Local turístico bastante frequentado, onde famílias acampam às margens do rio no período do Carnaval, contemplando a natureza e curtindo os dias de folia na sede do município.
Após a estadia de cerca de quatro dias, os passageiros, em sua maioria, residentes do Bairro Conveima em Vitória da Conquista, retornavam para casa, antes mesmo do final da folia, quando, segundo informações do próprio motorista do coletivo, o ônibus apresentou falha no sistema de freios, quando desciam a Serra das Almas na BA-148. Questionado sobre o estado do veículo e se havia ingerido alguma substância alcoólica ou entorpecente, o mesmo declarou que o veículo não apresentava problemas e que ele se encontrava em completa lucidez.
Nossa repórtagem ouviu relatos do condutor, que sem ter muito que fazer naquele momento de pânico, afirmou ter se desviado de algumas curvas e acabou por perder totalmente o controle do veículo, indo tombar numa ribanceira. Devido à falta do cinto de segurança (equipamento obrigatório também em ônibus coletivo), os passageiros foram arremessados uns contra os outros e também contra a estrutura do veículo, dentre eles algumas crianças.
Uma mulher que até agora foi identificada como Maria Santos, infelizmente ficou presa às ferragens e veio a óbito no local do acidente. Ainda segundo informações da Polícia e do hospital de Livramento, cerca de 25 pessoas ficaram feridas, a maioria com escoriações leves. Alguns passageiros mais graves seguem internados e há informações de remoções para outros hospitais de duas pessoas em estado mais crítico.
Outro acidente envolvendo um veículo Gol ocorreu ainda no sábado de carnaval na BA- 252, nas proximidades do entroncamento para o Distrito de Canabravinha, apesar de feridos, felizmente não houveram vítimas fatais.
Tais acontecimentos que comovem a nossa região, poderiam ser facilmente evitados com a revisão periódica dos veículos, observação dos limites de velocidades e especialmente no caso com o ônibus, a conscientização de que todos, desde o motorista até o último passageiro, têm a obrigação de usarem o cinto de segurança, que deve estar em boas condições em todos os veículos. O uso obrigatório dos equipamentos de segurança, reduz grandemente as lesões e mortes no transito.