Com Informações: do blog Boquira em Ação
O conselheiro tutelar Tiago Santos Barbosa, que assumiu o cargo ha pouco mais de um mês, foi covardemente agredido por dois adolescentes na noite da última quinta-feira, segundo se apurou, os agressores tiveram a intenção de intimidar o profissional no exercício do seu trabalho.
Ainda segundo informações da vítima, o mesmo surpreendido pelos adolescentes (de iniciais V e T), quando saía de sua residência, sendo atacado com pedradas, socos e pontapés.
O Conselheiro Tutelar Tiago, conseguiu correr e pedir por ajuda, sendo socorrido por Policiais Militares, que o encaminharam ao Hospital Municipal de Boquira, onde foi avaliado e medicado, além de diagnosticada a gravidade das lesões sofridas.
Os adolescentes infratores se evadiram do local após o ataque, a Polícia Militar realizou rondas pela cidade e arredores, porém, os agressores não foram localizados.
Ainda de acordo com o conselheiro Tutelar Tiago, um dos adolescentes já havia o ameaçado durante um atendimento realizado a pedido dos familiares.
É sabido por todos que o fato de serem menores de idade, não lhes assegura direito à impunidade ao praticarem delitos, especialmente ataques covardes como o que ocorreu a um agente que atua em defesa das crianças e dos adolescentes. Nenhuma Lei ou o próprio ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, permite tais atitudes sem que os autores cumpram a medidas cabíveis.
Esse fato chama a atenção para um sério problema no exercício da atividade de Conselheiro Tutelar. É cada dia mais evidente a insegurança destes profissionais, que na maioria das vezes, sentem-se desprotegidos em alguns municípios da região, o que impede-os do cumprimento adequado das suas funções.
Brasil afora, temos observado inclusive casos de agressões graves e até assassinatos de Conselheiros. Um desses exemplos, vem do Estado de Pernambuco, quando em fevereiro de 2015 três conselheiros tutelares foram mortos no cumprimento de suas atividades laborais.