Famosa por organizar há décadas a melhor festa de São Pedro do sertão, a cidade de Rio do Pires, que atrai milhares de forrozeiros para o encerramento dos festejos juninos no mais alto estilo, este ano, mais uma vez, apesar das dificuldades, a atual administração organizou uma impecável festa, fazendo por merecer os elogios de todos que participaram ou acompanharam os melhores momentos através da TV O Eco.

O prefeito Dr. Ney, que encerra o seu mandato este ano, os Secretários Tua e Raniel, além de toda equipe administrativa, se empenharam em oferecer um evento bonito, com excelentes atrações, estrutura que proporcionou conforto e segurança aos participantes, ornamentação nota 10, receptividade que cativa, enfim, tudo dentro de uma programação que primou pelo bom senso e criatividade em tempos de crise.

Durante todo o período que envolve os preparativos e a realização da maior festa do Município de Rio do Pires, o São Pedro, é marcado por um simbolismo que contagia, todos se veem envolvidos de alguma forma no clima de alegria descontração, os lares da sede e área rural, tornam-se mais iluminados, divertidos e repletos de alegrias, com a chegada de familiares, amigos de outros cantos, que se reúnem para juntos festejarem, por todos os cantos, a magia da confraternização de São Pedro.

“Sentimo-nos muito honrados com o sucesso desta nossa tradição que é o São Pedro. Nós da equipe administrativa, fazemos de tudo, nos empenhamos ao máximo, para que a nossa gente, os nossos amigos visitantes pudessem curtir mais uma vez, uma festa bonita, com grandes atrações e principalmente com alegria e muita paz. Acho que é esse o nosso dever, por isso estamos felizes”. Declarou o Secretário Municipal Laércio Nardes (Tua).

O atual vice-prefeito Vânio de Gildásio, que, ao lado do seu pai, ex-prefeito Gildásio, lideranças e amigos, estiveram encarregados de receber lideranças políticas como as comitivas dos deputados Mario Negromonte Júnior e Eduardo Salles, mostrou-se muito feliz com o carinho do povo de Rio do Pires e externou sua opinião sobre os festejos: “Numa sociedade democrática a gente deve se preocupar em gerir bem o que é público. Se por um lado, deve-se ofertar à população melhores condições de vida, assegurar direitos, por outro, também é um direito da população, ter o lazer de qualidade, devemos manter e valorizar as tradições, pois isso faz parte da nossa história. Acredito que Rio do Pires, a Bahia, nosso nordeste tem elementos suficientes e importantes para mantermos um São Pedro belíssimo, respeitando as raízes culturais da nossa gente e do nosso povo”, relatou.

Visivelmente felizes com a hospitalidade, o carinho e a energia do povo de Rio do Pires, os Deputados Mário Júnior e Eduardo Salles, participaram de uma grande confraternização na área rural do município e no sábado à noite, presenciaram o espetáculo de luzes, cores, música e calor humano, momentos que fizeram questão de registrar, tanto em entrevista para o jornal e TV O Eco, como nas redes sociais, externando a satisfação de possuírem amigos tão estimados como os que conquistaram em Rio do Pires.

“O São Pedro de Rio do Pires, representa a essência do encontro Nordestino de Cultura, de fato um Arraiá do Povo, São Pedro autêntico, com o calor do nosso povo celebrando, muita festa e forró”. Declarou o ex-vereador, empresário e liderança política Alan Patrick.

“Desde a primeira vez que estive aqui, percebi a proposta desta festa em ser voltada para a questão cultural das raízes nordestinas. Estamos comemorando pela animação do povo. Vir para um evento que tem essa característica que valoriza as tradições, reúne o povo do Vale do Paramirim, do estado e turistas que vem para cá de outros cantos do Brasil, para nós é importantíssimo”. Externou o forrozeiro Edigar Mão Branca.

Falando sobre a edição 2016 do arraiá de São Pedro em Rio do Pires. Assim resumiu Paulinha Abelha, uma das componentes da super Banda Gigantes do Brasil: “É sempre uma alegria muito grande participar deste evento. Eu costumo dizer que este é o Arraiá da Saudade. Depois de um mês inteiro de forró, o povão lota a cidade, ruas e praças, com uma energia impressionante. Desde os mais jovens, até o pessoal da melhor idade, literalmente caem no arrasta-pé, o dia amanhece e ninguém nota!  Aqui a gente toca o nosso repertório, arrisca a tocar músicas do folclore, a trazer novidades, me sinto muito à vontade”.