FOTO ILUSTRATIVA
O juiz Rodrigo Souza Brito, da 65ª Zona Eleitoral de Macaúbas, suspendeu nesta terça-feira, 02 de agosto, através de liminar, a divulgação dos resultados da pesquisa feita pela empresa Bis Comunicação, registrada sob o nº BA-00081/2016 por não cumprir o art. 33 da Lei 9.504/97, uma vez que não foi apresentado o arquivo PDF com o detalhamento da amostragem por bairro, bem como inexiste o edital de publicação da referida Pesquisa.
A empresa acima citada, que em outra pesquisa realizada recentemente em Boquira, figura como contratante, nesta, que foi suspensa pela justiça eleitoral, aparece como a responsável pela realização da pesquisa, sendo que não existe também o registro da mesma no CONRE – Conselho Regional de Estatística, requisito obrigatório por Lei, para atuar nesse tipo de atividade.
De acordo com representante do PSB, trata-se de pesquisa irregular e com indícios de fraude. “Observamos através da nossa assessoria jurídica, diversas irregularidades na pesquisa, que, por ter sido registrada pela empresa que contratou um outro levantamento cujos dados favoreciam o prefeito, candidato à reeleição, denunciamos ao Juiz eleitoral, que concedeu a liminar suspendendo a divulgação, até que se apure todos os fatos. São incoerências gritantes, contidas no espelho da pesquisa.” Concluiu.
De acordo com o advogado Dr. Jurandy Alcântara, a liminar vem a atender o anseio por justiça que a população de Boquira tanto esperava: “O juiz entendeu que existiam erros na pesquisa, algo que já havia sido percebido por todos”, disse o causídico. “A verdade é que nossa realidade é outra e a população nos mostra isso todos os dias, continuamos confiantes na justiça para evitar tais irregularidades no pleito eleitoral”. Afirmou.