Com o endurecimento da lei eleitoral e a proibição de várias publicidades nesta eleição de 2016, o uso das redes sociais, estão sendo aproveitadas pelos candidatos, que podem usar as ferramentas para conquistar os votos do eleitorado em todo o Vale do Paramirim e Chapada, apesar de acontecerem as reuinões e movimentações pontuais. Pelas ruas, o clima da disputa entre militantes e candidatos é morno, acontecendo apenas encontros programados, especialmente na área rural.
Pelo Facebook, apoiadores das coligações tentam conquistar o eleitorado postando fotos e propostas de governo. Fica também evidente o acirramento e até exageros, tudo pelo voto dos internautas. em tempos de tecnologia avançada, muitos tem acesso às redes, resta saber se tais ações terão os resultados esperados no urna, no momento real.
No aplicativo WhatsApp, as discussões em torno da corrida eleitoral são acirradas e as vezes até exaltadas. Grupos criados com o intuito de apenas discutir o assunto, atraem a curiosidade das pessoas.
A Justiça Eleitoral em quase toda a região, especificou os dias para cada coligação rodar com as propagandas políticas em carros de som, alternando os dias para cada candidato a prefeito.
Se por um lado existem reclamações e até insatisfações com a diminuição do tempo de campanha, as restrições e outras providências, por outro, acredita-se que a própria população aprovou tais medidas.
Após os primeiros 15 dias de campanha, setembro chega anunciando que resta um mês, para que se busque a simpatia e apoio da maioria do eleitorado. percebe-se que esta é uma campanha átipica, na qual candidatos terão que correr, é muito trabalho e pouco tempo na corrida pelo voto.