Um sonho de décadas, começa a se materializar de forma serena e muito bem programada em Paramirim. Mega projeto de cunho educacional, que revolucionará o ensino superior, alavancando a cultura e proporcionando benefícios incalculáveis para milhares de famílias que residem nos municípios dessa região.
A ideia da vinda de uma Universidade presencial, com a marca de excelência como a FAINOR, para preencher essa lacuna existente, ofertando cursos de graduação, pós-graduação e mestrado, inclui ainda a real possibilidade da instalação do ensino médio e curso pré-vestibular com a marca do Colégio Opção, que é parte integrante e base para o sucesso da FAINOR.
Ao contrário do que buscam espalhar alguns ignóbeis, a concepção da ideia, trabalhos de pesquisa de mercado, análise de todas viabilidades, estudos sobre os reais impactos culturais, financeiros, educacionais e social, iniciaram-se há cerca de dois anos, quando pessoas realmente preocupadas em alcançar tal façanha, se debruçaram sobre o projeto que agora começa a sair da teoria e entra na fase de execução de fato.
Fica evidente portanto, o nobre propósito da FAINOR para com a comunidade como um todo, quando, antes mesmo de começar os primeiros cursos de pós-graduação presencial, cujas turmas deverão iniciar aulas em janeiro de 2017, uma vez que as obras no local já estão prontas, programou em primeiro lugar, a inauguração do Balcão de Justiça e Cidadania ainda para esse mês de setembro. Tendo assim, como primeiro ato oficial da Instituição em parceria com o município e a Justiça, ofertado uma conquista social que reflete a linha de conduta ética.
Ações como a realização do vestibular em Paramirim no próximo dia 16 de outubro, o início dos cursos de pós-graduação e a inauguração do Balcão de Justiça, marcam a chegada em definitivo da Instituição na região, com o intuito primeiro, de contribuir para a elevação do conhecimento, formação profissional de jovens e adultos, oferta de cursos presenciais de graduação em diversas áreas com a futura instalação do Campus Universitário e acima de tudo, contribuir para a projeção da qualidade de vida e dignidade das famílias do Vale e da Chapada.
BALCÃO DE JUSTIÇA E CIDADANIA
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos Balcão de Justiça e Cidadania – CEJUS-BJC é um mecanismo de democratização do acesso à Justiça que oferece serviços gratuitos à população economicamente menos favorecida, cuja unidade será inaugurada em Paramirim ainda esse mês, é uma parceria da FAINOR com o Tribunal de Justiça da Bahia, que disponibilizarão a unidade de mediação e orientação jurídica, que funcionará ao lado das instalações da Pós-graduação, no antigo Prédio Zaiter, hoje recuperado e adaptado para atendimento ao público, dentro das normas legais.
Nos Balcões de Justiça e Cidadania são realizadas audiências de mediações de conflitos e formalizados acordos sobre os seguintes temas: Pensão de Alimentos; Divórcio consensual; Dissolução de União Estável; Reconhecimento Espontâneo de Paternidade; Questões cíveis referidas no art. 3º da Lei nº 9.099/95 (Juizados Especiais).
Os Balcões de Justiça e Cidadania atuam com a participação de estagiários do curso de Direito, sob a supervisão de um Advogado. Agentes comunitários também são admitidos na execução das atividades e na divulgação do Projeto.
A solução dos litígios ocorre na fase pré-processual, o que atenua a multiplicação das demandas judiciais.
Conforme citamos acima, os Balcões de Justiça e Cidadania funcionam em parceria com entidades sociais, governamentais, religiosas e de ensino. A sua atividade fortalece a consciência cidadã por valorizar a capacidade do indivíduo em resolver seus conflitos, proporcionam aos parceiros o exercício da sua função social e contribui para que as instituições de ensino ofereçam aos estudantes uma prática jurídica enriquecedora.
Samuel Rodrigues de Lima – Jornalista DRT/BA Nº 5232