tcm002
 
Desafios da gestão municipal em tempo de crise, responsabilidade do gestor, e transmissão de mandato são três dos temas apresentados no Encontro de Orientação do TCM com Prefeitos Eleitos e Reeleitos. O evento, está acontecendo nesta quarta, dia 16/11, no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador com apoio da UPB e Sebrae durante todo o dia.
 
“É com muita alegria que recebo e parabenizo cada um de vocês, temos aqui hoje mais de 300 prefeitos e prefeitas buscando orientação e conhecimento”,  disse a presidente da UPB, prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria ao dar as boas vindas aos prefeitos. De acordo com a municipalista, o Tribunal de Contas parte do princípio de que todos os prefeitos estão comprometidos com a realização de uma boa gestão pautada pela ética, transparência e pelo respeito ao dinheiro público.
 
tcm001
 
 
Por isso, acrescentou, que o TCM faz questão de mostrar aos gestores públicos o seu “lado pedagógico”, orientando-os a aplicar corretamente o dinheiro do contribuinte. “Ouçam o Tribunal, perguntem, consultem. O papel do Tribunal não é só de julgar as contas. Então fiquem atentos e tirem suas dúvidas”, afirmou.
 
No momento ela preferiu falar dos caminhos que devem direcionar o prefeito para governar bem como conhecer a realidade da prefeitura e do município, através de um diagnóstico preliminar, construir seu planejamento estratégico e investir na capacitação do servidor.
 
Já o presidente do TCM, conselheiro Francisco de Souza Netto em sua pronunciamento disse que “o tribunal está de portas abertas à todos vocês, prefeitos e prefeitas eleitos e reeleitos, nosso missão é orientar. Preparamos uma cartilha para vocês e nossos técnicos estão aqui para eventuais dúvidas”.
 
 
 “Quero também prestar uma homenagem a Maria Quitéria que foi quem consolidou essa parceria da UPB com o TCM. Parceria essa que já dura cinco anos e vêm gerando bons frutos”, disse o conselheiro.
 
O superintendente do Sebrae/Ba, Adhvan Furtado falou das prioridades da instituição, valorização das pequenas empresas, da Sala do Empreendedor nos municípios e da parceria Sebrae/UPB. “Gostaria de chamar a atenção para a crise que estamos vivendo em nosso país, aumentando assim o desemprego. 
 
O maior contratante: as micro e pequenas empresas. E as micro e pequenas empresas não funcionam sem o apoio das prefeituras. Então prefeitos gostaria de fazer um convite para uma visita ao Sebrae”, destacou.
 
Presente no evento o prefeito de Salvador, Antônio Calos Magalhães Neto afirmou, “quero parabenizar a iniciativa desse encontro, isso nos mostra que o Tribunal de Contas dos Municípios se preocupa em fazer um trabalho preventivo. 
 
O TCM deve ser visto como um órgão parceiro, onde se pode ter um diálogo aberto com a equipe técnica do tribunal. Trabalho preventivo e de orientação”, finalizou. Prestigiaram também a abertura do evento, técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios, do Sebrae, prefeitos e demais municipalistas.