O senador eleito, Jaques Wagner (PT), desembarcou em São Paulo, nesta segunda-feira (8) para comandar as articulações políticas da campanha de Fernando Haddad ao Palácio do Planalto. O governador Rui Costa também chega a capital paulista nesta terça-feira (9) e será o coordenador da campanha no Nordeste.
Por ter trânsito entre diversos políticos e empresários, Wagner chega para organizar as articulações nas próximas três semanas no segundo turno. A intenção é reverter a votação expressiva do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) que teve 46% dos votos contra 29% de Haddad.
Apesar de não perder em nenhum estado do Nordeste, Haddad vai encontrar um cenário desfavorável para sua eleição. Neste sentido, Wagner vai colocar todas as suas habilidades de conciliador para garantir uma aliança de partidos que garantam a eleição.
Outro desafio de Wagner é acalmar os ânimos dentro do partido, já que muitos não avalizam as intenções de Haddad com acenos à empresários.
Uma reunião, que teve início às 17h30 conta com Haddad e Wagner, além da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o ex-ministro da Casa Civil Aloizio Mercadante, homens da confiança de Lula, como Gilberto Carvalho, Franklin Martins e Luiz Dulci, entre outros petistas. A vice de Haddad, Manuela D’ Ávila, e a presidente do PCdoB, Luciana Santos, também participam da reunião.