Secretaria Municipal de Meio Ambiente, confirmou que houve invasão do local com intuitos de provocar o incêndio.

Após a divulgação de imagens de um suposto incêndio no Depósito de Resíduos Sólidos localizado nos arredores do município de Macaúbas, inclusive vídeos recheados de comentários e ataques à gestão, sem o cuidado de se checar os verdadeiros motivos do fato ocorrido, a Prefeitura Municipal de Macaúbas, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, esclareceu de público o incidente, que foi provocado por pessoas mal intencionadas.

Desfazendo a imagem negativa atribuída à gestão municipal, por oportunistas de plantão, de forma rápida e eficiente, o Secretário Marbenildo Firmino dos Santos, apurou o ocorrido e expôs a verdade dos fatos, ressaltando o cuidado e ações já desenvolvidas na preservação do espaço destinado aos resíduos. “Na gestão pública, é normal a formulação de críticas, denúncias e reclamações. Afinal, assim deve ser no ambiente democrático. No entanto, devemos ter o cuidado de checar as informações, para não incorrermos em equívocos como este”. Disse.

Veja a nota oficial emitida pelo portal da Prefeitura:

“A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Macaúbas – Bahia, através do seu Secretário o senhor Marbenildo Firmino dos Santos, esclarece a toda população macaubense e região, que no dia 17 de julho deste corrente ano, por volta da 8:45h., o Depósito de Resíduos Sólidos do Município foi invadido, por pessoas não identificadas até o momento, que em um ato de vandalismo ateou fogo nos materiais lá existentes.

Vale lembrar que, anteriormente já havia sido feito todo isolamento da área, inclusive Fincamento de portão para impedir o acesso. Lembrando que, no local em questão, foram feitos trabalhos sociais, retirando pessoas que perambulavam por ali e, foi criada uma associação de catadores, onde os que se prontificaram a se associarem, já estão trabalhando dignamente. 

Portanto, a entrada de pessoas naquele local sem autorização configura invasão, É crime! Fica o alerta, que, assim que, a identidade dos invasores forem descoberta, todos ou a pessoa, será devidamente punido (os) conforme legislação em vigor”.