Multidão compareceu para manifestar-se contra emendas à LDO propostas pela oposição.
A Câmara Municipal de Boquira recebeu, nesta quinta-feira(16), grande número de moradores, que tomaram todo o prédio do legislativo e ruas adjacentes, no intuito de acompanharem os trabalhos legislativos, que deveriam votar a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias. O projeto que contém emendas consideradas prejudiciais ao bom andamento de obras, serviços e até parcerias pelo bem da terra, enfrenta grande resistência dos moradores da sede e área rural, que pressionam seus representantes a reverem tais pontos.
A sessão iniciou-se em meio a um clima de muita tensão, com desabafos, apelos de lideranças, Secretários Municipais e da Assessoria Jurídica do executivo, que conclamou aos vereadores de oposição, a refletirem sobre as ações que podem causar grande prejuízo ao município e, consequentemente, ao povo humilde desta terra que anseia por melhores condições de vida. O clima esquentou quando vereadores oposicionistas se pronunciaram atacando a plateia presente, que revidou com vaias e palavras de ordem.
Diante disso, o presidente da Casa, que já havia anunciado a retirada de pauta da apreciação e votação do projeto com as emendas apresentadas, anunciou que toda essa situação será revista, com o retorno do projeto para a Comissão de Orçamento, sendo que reuniões serão marcadas para que o prefeito, através da sua assessoria jurídica, contábil e administrativa, volte a discutir os pontos polêmicos, buscando um consenso, para que a Lei que define o orçamento do ano que vem, retorne a pauta para votação em plenário, já revista pelas duas partes, executivo e legislativo.
Existem fortes boatos de que as intenções eram votar e aprovar as emendas de forma sorrateira, com intenções políticas, no intuito de inviabilizar diversas ações da atual administração. No entanto, depois da sessão de ontem, com a forte pressão popular nos quatro cantos do município, ao que parece, as coisas caminham para um entendimento pacífico. Tanto os representantes da atual gestão, como o presidente do legislativo, sinalizaram para a busca de um consenso que beneficie principalmente o povo boquirense. A reportagem da TV/Jornal O Eco segue acompanhando esse impasse e trará novidades nos próximos dias.
VEJA VÍDEO RESUMO DA REPORTAGEM: