A prefeitura Municipal de Abaíra, município localizado na Chapada Diamantina, divulgou a grade de atrações do maior evento festivo da cidade, que receberá entre os dias 19 e 22 de setembro deste ano, o Festival da Cachaça. Uma das festas mais esperadas pelos moradores e turistas que amam a consagrada cachaça local e se divertem no festival.
O encontro que acontece em praça pública, com entrada gratuita, contará com as apresentações da banda Parangolé, o cantor Tony Sales à frente, a banda clássica do fim dos anos 60, Os Pholhas, além de Rafa e Pipo Marques, Larissa Mello, Vitor Fernandes, Renan Moreira, Edson Lima e Gatinha Manhosa, Lambasaia e Gabriel Gava.
A Cachaça Abaíra recebeu o selo de Indicação Geográfica, emitido pelo Sebrae. Esse selo representa produtos que são caracterizados não apenas pela marca que ostentam, mas também pela indicação da sua verdadeira origem geográfica. A indicação dá uma identidade própria distinguindo dos demais produtos disponíveis no mercado. O termo “indicação geográfica” foi se firmando quando produtores, comerciantes e consumidores começaram a identificar que alguns produtos de determinados lugares apresentavam qualidades particulares, atribuíveis à sua origem geográfica, e começaram a denominá-los com o nome geográfico que indicando sua procedência.
Todo o festival que já ganhou proporções regionais, recebendo milhares de visitantes, exposições e grandes shows, gira em torno da fama da bebida orgânica e artesanal, cuja produção segue uma receita tradicional de quase 200 anos. Feita em alambiques de Abaíra, Jussiape, Mucugê e Piatã – na Chapada Diamantina -, esta é uma cachaça especial, pois é resultado do trabalho de diversos produtores associados. Oficializada desde os anos 80, a COOPAMA nasceu para fortalecer e aprimorar o trabalho de diversas famílias comprometidas com esta produção, que estão unidas para apresentar bebidas de muita qualidade, mas com “sabor de interior.”