Números da mais recente pesquisa do jornal O Eco, demonstram elevação de confiança dos entrevistados, que apontam o gestor como favorito para o pleito do ano que vem.

Esse novo mandato do prefeito de Macaúbas Amélio Costa Júnior, passou por turbulências e enfrentou dificuldades iniciais para recolocar a máquina nos trilhos e implantar o modelo de gestão almejado. O jornal O Eco acompanhou monitorando periodicamente o desempenho, publicando inclusive as oscilações apontadas e divulgando com transparência os números colhidos. Talvez, ouvindo o recado da população, o prefeito e sua equipe intensificaram o trabalho e agora, no fechamento do terceiro ano da administração, conseguem recuperar a confiança da maioria, obtendo 57% de aprovação.

A pesquisa realizada por iniciativa própria do jornal e Instituto de Pesquisas O Eco entre os dias 14, 15 e 16 de dezembro de 2019, ouvindo 487 pessoas da sede e comunidades rurais pelo sistema de amostragem, além de avaliar o desempenho do governo municipal, mediu também o potencial de pré-candidatos a prefeito que poderão concorrer nas eleições do ano que vem (2020). Os entrevistados assim avaliaram a gestão: 57% afirmaram ser ótima ou boa, enquanto 13% disseram ser regular e 26% declararam ser ruim ou péssima, uma parcela de 4% não soube ou não quis opinar.

Sempre fiel aos seus princípios norteadores, o Jornal e Instituto O Eco cumpriu com todos os critérios estabelecidos pelo Conselho Regional de Estatística, ao qual a empresa é filiada, com o objetivo de manter informada a população regional, visando colaborar no cumprimento dos princípios democráticos e da liberdade de expressão e de informação. Diante do atual quadro que se apresenta no município, o Instituto elaborou questões que medissem o potencial dos pré-candidatos, intenções de voto, o índice de rejeição, além de cenários que simulam prováveis embates diretos no pleito do ano que vem.

No que se refere às intenções de voto em questão estimulada (quando se apresenta os nomes de prováveis pré-candidatos), o atual prefeito Amelinho pontua com 58%, seguido por Aloísio com 17% e Neto com 10%. A parcela dos entrevistados que disseram não ter intenção de votar em nenhum dos nomes apresentados é de 5%, outros 10% não souberam ou preferiram não opinar. Já na questão que trata da rejeição Amelinho aparece com 29%, Aloísio com 21% e Neto pontua com 23% de rejeição. Os que afirmaram não ter rejeição a nenhum dos nomes são 3% e os que não quiseram ou não souberam opinar somam 24%.

Já nos cenários de embate direto apresentados, os resultados apurados foram os seguintes: no primeiro cenário, Amelinho X Aloísio, o atual prefeito Amelinho aparece com 58%, enquanto o pré-candidato Aloísio pontua com 29%, uma parcela de 5% declara não ter intenção de votar em nenhum dos dois nomes e outros 8% não souberam ou não quiseram opinar. Em um segundo cenário apresentado, Neto Nogueira X Amelinho, o resultado indicou que Amelinho atinge 60% das intenções de voto, contra 25% de Neto. Os que não votariam em nenhum são 5% e os que não souberam ou não quiseram opinar somam 10% dos entrevistados.

O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%, ou 0,05 de significância estatística. Erro padrão 5%.