Superando dificuldades e críticas, gestão demonstrou que a alegria é direito de todos e excelente forma de inclusão Social.

Para quem vive há décadas e acompanha as repercussões do pós carnaval, quando elogios e críticas dominam as rodas de conversa, especialmente nesse período pré-eleitoral, é natural presenciar acalorados debates sobre onde rolou o melhor carnaval, qual cidade se destaca na realização da festa, como foi e o que deveria ser a postura dos organizadores. Enfim, é saudável e colabora para o aprimoramento a impressão de cada folião, turista ou morador.

Na região tivemos a festa de momo em Paramirim, Rio de Contas, Macaúbas e Boquira, esta última, busca há alguns anos, consolidar o evento de forma inclusiva, o carnaval intergeracional é legítimo, obedece normas e proporciona momentos de lazer para todos, inclusive aos beneficiários da rede SUAS, pois, acolhimento não se resume a garantir direitos básicos como segurança alimentar, de moradia, mas também a garantia ao lazer e inclusão social através de uma festividade igualitária, na qual todos participam com dignidade e paz.

O evento deste ano esteve maravilhoso, com atrações musicais, brincadeiras, equipamentos para a diversão da criançada e grande participação popular, uma vez que a expectativa das pessoas é se reunir de forma harmoniosa, sem qualquer descriminação, com amor e muita paz, desfilando energia positiva nos dias de Carnaval Intergeracional. Houveram esforços de toda equipe da Assistência Social, demais secretarias e investimentos em infraestrutura, enfim, de forma geral, Boquira realizou com extremo sucesso o carnaval inclusivo, garantindo o lazer aos seus moradores, tendo atraído bom número de visitantes.

A cidade esteve repleta, os eventos super concorridos, a organização do trânsito, programação e acolhimento foram diferenciais positivos para o sucesso total da folia por lá. A intenção foi promover de forma organizada, a diversão que atrai e gera renda para o município. Uma programação impecável envolveu os foliões nos dois dias do carnaval. Barraquinhas com o melhor da gastronomia, pula-pula e demais atrativos coloriram os espaços do circuito previamente preparado que abrigou todos os públicos.

“Com a realização do Carnaval Intergeracional, nenhum recurso de outras áreas foram deslocados, existem verbas especificas que podem e devem ser utilizadas com esse tipo de atividade, para que beneficiários de programas sociais possam interagir com toda a sociedade nessa confraternização, proporcionando um grande encontro de gerações, desmistificando o preconceito e oportunizando a troca de experiências que resultam em conhecimento e aprendizado. Além disso, o evento movimenta a economia local e é visto como um investimento positivo na qualidade de vida da população”. Explicou a Secretária Inajara Curcino.

O prefeito Luciano complementou afirmando que “todos ganham, desde o dono da pousada, o feirante, o proprietário do mercado e até o produtor rural. Com mais gente na cidade, o consumo aumenta e isso gera renda para a população. Além disso, é nossa obrigação fazer com amor e muita dedicação a festa mais popular de forma inclusiva, para que todos se divirtam com dignidade”, frisou.