Está mantida para amanhã dia 27, reunião com representantes de empresas, inclusive de outros municípios, com objetivo de contratar OBRAS de ENCASCALHAMENTO em pleno ESTADO de ISOLAMENTO SOCIAL.

FOTO: ARQUIVO SITE DA PREFEITURA DE PARAMIRIM

Ignorando todas as normas vigentes de isolamento social, desobedecendo inclusive os próprios decretos do prefeito municipal, a Comissão Municipal de Licitação da Prefeitura de Paramirim, insiste em manter para amanhã 27/04, a TOMADA DE PREÇOS nº 001/2020, cujo OBJETO é a contratação de SERVIÇOS DE ENCASCALHAMENTO DE ESTRADAS VICINAIS DO MUNICÍPIO. Ainda não se sabe o motivo da insistência nessa reunião que certamente DIFICULTARÁ A PRESENÇA DE PÚBLICO LOCAL e atrairá empresários de outros municípios, o que colocaria em risco de contágio não somente a comissão de licitação, como suas famílias e consequentemente a população do município.

A TOMADA DE PREÇOS que já havia sido prorrogada do dia 18 para 27 de março/2020, de acordo com informações, está mantida e deverá ocorrer amanhã as 8:30hs na sala das sessões da Prefeitura. De acordo com fontes do Jornal O Eco, trata-se de uma contratação que envolve grandes somas em recursos e atrai inclusive empresas de municípios supostamente afetados pelo CORONAVÍRUS que provavelmente estarão na Prefeitura de Paramirim e inevitavelmente em contato com moradores. Ainda de acordo com informações de fontes que preferiram não se identificarem, os representantes das empresas interessadas, são de Salvador, Ilhéus, Porto Seguro, Feira de Santana, dentre outros. De acordo com especialistas, pela dimensão dos serviços solicitados no edital, os valores a serem negociados devem ultrapassar três milhões de reais.

FOTO: ARQUIVO SITE DA PREFEITURA DE PARAMIRIM

O que está indignando a população e órgãos de imprensa, é a insistência de representantes do poder público em realizar a assentada de negociação, contrariando todas as recomendações previstas no Decreto Municipal N.º 027 de 21 de março de 2020. Nossa reportagem tentou contato com o Sr. Célio Damasceno Moraes (pregoeiro), bem como, com a Srª Suzana Silva Cardoso presidente da Comissão de Licitação, para que emitissem suas versões sobre os motivos de se manter essa sessão de licitação, bem como, identificarem para o público as cidades de origem das empresas que se inscreveram para o certame, afinal, essa atitude colocará em risco servidores e por consequência seus familiares que poderão contagiar outras pessoas no município de Paramirim, no entanto, até o fechamento desta matéria, não obtivemos êxito.

Evidente que o encascalhamento das estradas vicinais é uma obra necessária, porém, isso vai na contra mão da atual situação de crise e levanta questionamentos em momento tão delicado, quando todas as gestões estão preocupadas em amparar as famílias, buscando empreender esforços para garantir o isolamento, coibindo a entrada de visitantes para diminuir os riscos à vida e à saúde da população, estando o Brasil inteiro em estado de calamidade, com restrições no comércio e diversos estabelecimentos, com a população imposta à reclusão, negociar com gente de municípios estranhos, vultuosas quantias para contratar maquinas, definitivamente não é coisa urgente ao ponto de se quebrar determinações expressas em decreto, para, a toque de caixa, fechar negócios. Nossa reportagem está apurando os fatos e a qualquer momento trará novas informações.

Relembrando a cada Cidadão, aos comerciantes, moradores, proprietários de maquinários, advogados, empresários interessados em acompanhar, que esta deve ser uma sessão pública, portanto com acesso livre a qualquer morador que poderá fiscalizar além das negociações desta assentada, todo o rito que se segue até a concretização das obras a serem contratadas. Isso vale não apenas para este caso, como também para todas as compras efetivadas pelo poder público municipal, independente da modalidade adotada para a aquisição de bens e serviços.

AVISO DE PRORROGAÇÃO DA LICITAÇÃO