Equipe multidisciplinar comandada pelo médico e prefeito Dr. Cristiano determinou: “cada um no seu quadrado”.

Uma preocupação crescente nos últimos dias nas cidades do Brasil, são as aglomerações descontroladas em frente as agências bancárias e casas lotéricas, fato que incomoda especialistas da saúde, uma vez que, as recomendações de isolamento e nesse caso, do distanciamento mínimo seguro entre as pessoas não estão sendo obedecidos pelos que buscam o auxílio emergencial do Governo. É fato que a necessidade diante de uma pandemia, com recordes de desempregados, promove uma corrida em busca de recursos para a sobrevivência, no entanto, até o momento, pouco se percebe em ações eficientes no sentido de assegurar o distanciamento, seja por parte dos bancos ou poderes públicos municipais.

Alguns setores como Assistência Social, Guarda Municipal, Agentes de Saúde, tentam intervir para organizar a permanência das famílias nas gigantescas filas de forma a preservar a integridade de cada um. Porém, por desobediência, ou falta de consciência real dos riscos em que estão expostos, o trabalho na maioria das cidades vem se tornando desgastante e ineficaz. A ideia inovadora da equipe multidisciplinar da prefeitura de Rio de Contas, que tem à frente o próprio prefeito Dr. Cristiano Azevedo, médico que e se mostra realmente preocupado e engajado com a luta pela prevenção. Tem obtido ótimos resultados e até repercussão regional.

A equipe da gestão após elaborar um plano inovador para resolver em definitivo esse problema, treinou uma equipe de profissionais que, após ter demarcado previamente toda a extensão, se propõe a colocar literalmente “cada um no seu quadrado”, fornecendo ainda aos beneficiários máscaras protetivas e conscientizando a população sobre a importância de seguir o ordenamento da fila, como medida correta de segurança para si e para o próximo.

A ação vem ganhando destaque nos veículos de imprensa e inspirando outros municípios. “É uma ação simples, que requer acima de tudo empatia para com os que estão em busca de recursos para manterem suas famílias nessa crise de saúde que afeta a economia. Devemos tratar cada fato com o devido comprometimento, ajudando a amenizar os efeitos e acima de tudo, garantindo a cada cidadão a segurança, para que possa retornar aos seus lares com dignidade e a saúde preservada”. Disse o Prefeito Dr. Cristiano.

O prefeito ressaltou que não são apenas as grandes ações, desenvolvidas para amparar as famílias da sede e área rural que merecem atenção. “Estamos empenhados em várias frentes, temos cobrado dos diversos setores atenção máxima ao cumprimento dos protocolos de segurança preconizados pelas autoridades médicas e pela Organização Mundial da Saúde. Temos promovido uma cruzada pela fiscalização de bares, restaurantes, comércio em geral, bem como dos caminhões que abastecem o município, estes passam por vistoria e pulverização para desinfecção de superfícies, distribuição gratuita de máscaras aos motoristas, além do controle de permanência na cidade, desinfecção de vias e locais de grande aglomeração pública, fiscalização permanente das feiras-livres, dentre outras medidas como a instalação de locais para higienização pessoal e o monitoramento diário da situação, juntos e organizados venceremos essa batalha”! finalizou o gestor.