O Prefeito Luciano e o Secretário de Saúde Alan França, detalharam os fatos ocorridos e ações em vídeo direcionado à população.

Desde que a OMS classificou a atual crise de saúde como pandemia mundial, juntamente com as primeiras medidas à nível nacional e estadual pela prevenção ao novo coronavírus, o prefeito de Boquira Luciano da Farmácia, através da sua equipe de saúde, adotou uma postura corajosa e responsável, baixando decretos e instituindo normas de conduta que orientam pelo isolamento social, buscando também proteger a população local com medidas importantes nesta guerra contra a infecção. Barreiras sanitárias, higienização de locais públicos, fabricação e distribuição de máscaras, assistência e atenção aos mais carentes, além de adequar ambientes, adquirir equipamentos e traçar planos de logística para atender eventuais casos suspeitos ou confirmados.

Certamente essas medidas foram eficazes ao ponto de retardar ao máximo a entrada do vírus em Boquira, uma vez que, na maioria dos municípios brasileiros já existem pessoas infectadas e somente no dia de ontem (13), o município registrou o seu primeiro caso confirmado. Assim como vem ocorrendo nos diversos recantos, a contaminação se deu em outro estado, através de um filho da terra (caminhoneiro), que esteve viajando por quinze dias no estado do Pará. Ao retornar, apresentando alguns sintomas no dia 03 de maio, foi notificado, assinou um termo de responsabilidade e se manteve em isolamento para evitar novas contaminações. O prefeito esclarece em vídeo, que no dia 05 foi coletado material e enviado ao LACEM, tendo o resultado chegado ontem (13), atestando positivo para o COVID-19.

Apesar de o paciente não ter apresentado sintomas graves, estando saudável e permanecendo em total isolamento domiciliar, o que descarta maiores preocupações com eventuais transmissões, o prefeito, juntamente com o Secretário de Saúde Alan França e a Coordenadora de Vigilância em Saúde Jaiana Nerak, se reuniram para prestar esclarecimentos ao público, detalhando o ocorrido com o intuito de tranquilizar a população. Como deve ser a conduta das lideranças em momento tão delicado, essa iniciativa demonstra mais uma vez o controle na condução das ações de prevenção e combate, que deve ser exercido de forma corajosa e transparente, informando cada passo, cada medida adotada diante dos acontecimentos.

O Secretário de Saúde Alan França, detalhou os procedimentos técnicos que foram executados, tranquilizando os moradores que se encontram apreensivos com a presença do vírus no município. Alan lembrou que não é momento para pânico e sim de união e postura responsável, para que tudo seja feito da melhor forma possível, dentro dos padrões de segurança em saúde. A Coordenadora de Vigilância em Saúde Jaiana Nerak, também se postou na mesma linha, orientando a todos sobre as regras de higiene e proteção pessoal, além da necessidade de isolamento social que é o melhor escudo até o momento.

VEJA VÍDEO:

Na mesma live, o prefeito esclareceu outro episódio que envolve uma filha da terra que reside em São Paulo e que visitou Boquira recentemente participando de um velório, ao retornar a capital paulista, a mulher testou positivo para o COVID-19. Luciano esclareceu que todas as medidas de mapeamento das pessoas que tiveram contato com essa senhora foram tomadas, após a identificação, passaram a ser monitorados como casos suspeitos, indo para o isolamento e realizando os procedimentos de praxe, incluindo os testes. Apesar de não se ter notícia de casos de contaminação, a prevenção assegura que eventuais casos não se alastrem. Ao final, o prefeito falou ainda em endurecer as medidas de isolamento social na cidade, sendo que não há data para a liberação das aulas e reabertura no comércio. “Iremos nos debruçar diante de todas as medidas e decretos já publicados anteriormente. Com certeza, vão haver novas medidas para apertar mais na contenção, prevenindo a disseminação do vírus”, declarou.