A determinação é parar todos os veículos e verificar a condição “específica” de saúde de cada um dos ocupantes.
O prefeito Roberval Meira, além de se destacar regionalmente como um dos mais atuante gestor, com visão privilegiada e muita disposição para enfrentar a batalha diária na defesa dos interesses da população do seu município e também do povo da região como representante de dois consórcios, também foi um dos primeiros a encarar de frente a situação de crise que assola o mundo por conta do novo coronavírus. Sempre demonstrando postura íntegra, firmeza nas decisões e liderança nesse guerra contra a COVID-19, segue inovando com ações de prevenção, acolhimento, monitoramento e logística no município de Dom Basílio.
Não se importando com os que desejam o fracasso em momentos tão difíceis para a sociedade, Roberval foca esforços em entregar mais equipamentos e condições para que as equipes de saúde estejam sempre prontas, com recursos necessários no enfrentamento da pandemia. Além dos procedimentos administrativos, como os decretos de restrições que são revisados e atualizados constantemente, preparação de ambientes para o acolhimento, capacitação e adequação de equipes da linha de frente, destinação de ambulância equipada exclusivamente para essa missão, o gestor amplia rede de saúde e após os primeiros casos confirmados, intensifica a fiscalização.
O prefeito autorizou a Secretaria Municipal de Saúde a realizar ajustes e ampliação no quadro de pessoal para que a barreira sanitária instalada no município funcione 24h por dia. “À medida que a pandemia vai avançando, medidas complementares são adotadas para evitar a proliferação do novo coronavírus (Covid-19) no nosso município. A partir de hoje, 13 de maio, a nossa Barreira Sanitária passará a funcionar 24 horas por dia, intensificando o monitoramento de 100% das pessoas que chegam em Dom Basílio” Declarou o Secretário de Saúde, Valmor Félix.
Roberval lembra que “na barreira sanitária é aferida a temperatura corporal da pessoa abordada e, em caso de febre ou demais sintomas relacionados à infecção, a pessoa é acompanhada até a unidade de saúde. A determinação é parar todos os veículos e verificar a condição “específica” de saúde de cada um dos ocupantes. Vale lembrar que o descumprimento das recomendações nesses locais pode ocasionar infração. Respeite as barreiras sanitárias! Conclamou o gestor.