Prefeitura ampliou também a fiscalização volante e equipes cobrem todas as entradas para resguardar moradores do contágio.
O prefeito de Macaúbas Amélio Costa Júnior (PT), segue na luta diária, comandando as ações que visam evitar aglomeração de pessoas, mantendo isolamento social e aos que necessitam sair, garantindo normas de distanciamento em estabelecimentos comerciais. As decisões até aqui implantadas em Macaúbas, faz parte de um extenso pacote de medidas que a Prefeitura vem adotando desde o início da pandemia, para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) no município. “Não serão permitidos relaxamentos até que se tenha segurança para tal. A determinação é evitar aglomerações. Quero inclusive alertar os proprietários de ônibus, vans e demais veículos visitantes, que os nossos fiscais estarão nas ruas e nas barreiras, regulando identificando e orientando cada sobre as condutas adequadas “, afirmou o prefeito.
Sobre as barreiras sanitária de Macaúbas, o gestor anunciou que desde ontem foram estendidos os funcionamentos para 24 horas por dia, passando e funcionarem não somente no trevo de acesso principal à cidade, como também na estrada velha Boquira/Macaúbas (via Pajeú de Vicente) e no acesso Macaúbas/Açude (via Várzea do Boi). Amelinho lembrou que para uma melhor logística, após as 18h, a Barreira da entrada principal, será deslocada para a avenida próxima a UPA, onde permanecerá até às 6 horas da manhã, voltando para sua localização de origem após este horário. Ressaltou que as barreiras são formadas por equipes multidisciplinares, profissionais de saúde, profissionais da Secretaria de Administração e de outras secretárias, profissionais de segurança e Polícia Militar.
“Profissionais muito bem treinados, que de forma educada e humana, fazem a abordagem nos critérios exigidos pelas autoridades de saúde. Durante a triagem, as pessoas ocupantes dos veículos, motocicleta ou mesmo a pé que chegam à cidade, respondem um questionário e recebem orientações sobre os procedimentos legais e postura a ser adotada. Para os que vem de fora e irão permanecer, recebem orientações para cumprirem a quarentena obrigatória e ainda são aconselhados a buscarem contato com a secretaria de saúde para a verificação mais detalhada de eventuais sintomas, em se apresentando necessidade, são submetidos aos testes”. Relatou o prefeito que ressaltou a determinação de que está proibido o acesso de veículos coletivos intermunicipais e interestaduais à Macaúbas.