Levantamento mostrou que se a eleição fosse hoje, Luciano venceria todos os seus concorrentes
Buscando cumprir com a sua missão de informar com imparcialidade ética e transparência, colaborando mais uma vez no processo democrático, o Instituto Plataforma 4 Comunicação, cujo histórico demonstra incontestável competência na área de pesquisas eleitorais, tendo no pleito de 2016 cravado 100% de sucesso em seus prognósticos realizados, iniciou os trabalhos em 2020, com a mesma dedicação e seriedade, ouvindo eleitores dos municípios da região, com o objetivo de avaliar as administrações municipais e estudar potencialidades políticas que se apresentam como pré-candidatos para o próximo pleito eleitoral de 15 de novembro.
Cumprindo à risca todos os procedimentos legais, o Instituto que é credenciado desde o ano de 2008 junto aos Conselhos Federal e Regional de Estatística (CONRE 021/2008), estando apto para desempenhar suas atividades, segue todas as normas estabelecidas pela Justiça Eleitoral. A equipe esteve em campo nos dias 27, 28, 29 e 30 de junho, realizando a coleta de dados na sede e comunidades rurais do município de Boquira, ouvindo 334 eleitores através de questionário específico, seguindo a amostra estratificada por alocação proporcional. A pesquisa que está registrada no TSE sob o número BA-05164/2020, foi realizada por iniciativa própria para informar a população regional sobre o atual quadro político no município. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos, intervalo de confiança é de 95% ou 0,05 de significância.
De acordo com o resultado oficial, quanto à avaliação do atual governo, 55,7% dos entrevistados, disseram ser ótima ou boa a atual gestão, enquanto 11,1% afirmam ser ruim ou péssima. Uma parcela de 30,5% consideram a gestão regular, 2,7% não souberam ou não quiseram opinar. A pesquisa quis saber do entrevistado a opinião sobre as medidas adotadas na prevenção da COVID-19 com Isolamento social no município. 74,6% se declaram totalmente favoráveis, 15.9% disseram ser um pouco favorável, 3,9% se declaram contra e 5,6% não soube ou não quis opinar.
A pesquisa traçou possíveis cenários de disputas entre os pré-candidatos, para avaliar o potencial eleitoral do momento de cada pleiteante ao executivo municipal, bem como o desempenho individual nas possíveis disputas diretas. Em um primeiro cenário, Luciano obteve 59,6% das intenções de voto contra 21% do ex-prefeito Marco Túlio, 2,1% se declaram indecisos, 6% afirmam que não tem intenção de votar em nenhum dos nomes, 0,3% dizem votar nulo e uma parcela de 11% não souberam ou não quiseram opinar.
Em um segundo cenário, com o atual prefeito encarando o vice-prefeito em uma disputa direta, Luciano obteve 59,3% das intenções de voto, enquanto Danilo ficou com 15,9%, os que disseram não ter intenção de votar em nenhum somam 9% e outros 15,8 não souberam ou não quiseram opinar.
No terceiro cenário 03, quando a disputa seria entre o ex-prefeito Marco Túlio e o atual vice-prefeito Danilo, os resultados foram os seguintes: Danilo atinge 31,7%, enquanto Marco Túlio pontua com 24,9%, outros 3% se declaram indecisos. Uma parcela de 19,2% não votaria em nenhum dos pré-candidatos, 0,3 declaram votar nulo e 20,9% não souberam ou não quiseram opinar. O levantamento avaliou também os indices de rejeição atribuídos a cada pré-candidato que se apresenta para a disputa municipal em 2020. Nesse quesito, o atual prefeito e pré-candidato Luciano atingiu 14,7%, o ex-prefeito Marco Túlio 33,8% de rejeição, enquanto o atual vice-prefeito Danilo ficou com12,9%. Os que não tem rejeição a nenhum dos pré-candidatos somam 10,8% enquanto 27,8% não quiseram ou não souberam opinar.