Mais importante centro de atendimento em saúde, o HRC teve sua estrutura física totalmente recuperada. O antigo equipamento público foi equipado, modernizado e humanizado antes de ser devolvido para a população.
Talvez a obra mais importante e revolucionária da atual gestão municipal, que com recursos próprios, viabilizou praticamente a reconstrução do Hospital Municipal de Rio de Contas, no que diz respeito à parte física, um moderno projeto arquitetônico transformou uma realidade de abandono e deterioração em que o prédio se encontrava no início de janeiro de 2017. Prova disso foi a repercussão negativa que até os dias atuais é lembrada pela população, tendo sido o centro cirúrgico e outras áreas interditadas no final de 2016, devido ao elevado nível de risco que a unidade oferecia aos pacientes. Um episódio lamentável na história do Hospital, que hoje, tal como a Fênix, ressurge exuberante, ofertando aos moradores atendimento de qualidade, conforto, acolhimento, especialistas e profissionais motivados no retorno oficial do funcionamento após a magnífica reforma estrutural e administrativa.
VEJA VÍDEO RESUMO DA INAUGURAÇÃO:
Chama a atenção pela transformação que a intervenção promoveu. Mais espaço, estacionamento, serviços de urgência e emergência, reestruturação de leitos para internação, novos consultórios, salas de estabilização, enfermarias, área administrativa, atendimento humanizado, com especialidades nunca antes ofertadas. O “Novo Hospital de Rio de Contas”, localizado na entrada, sentido Centro histórico da cidade, recebeu até agora cerca de R$ 1.000,00 (um milhão de reais) em investimentos de recursos próprios. Sendo que a segunda parte da modernização que inclui o Centro Cirúrgico, já está sendo executada, contando com emenda do deputado federal Cláudio Cajado, da ordem de R$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais).
A cerimônia de entrega ocorreu na parte externa do próprio HRC e foi acompanhada pelo chefe do executivo prefeito Dr. Cristiano Azevedo, primeira dama Mariana Cotrim, Secretários Municipais, Sara Lafetá, Secretária de Saúde, Deputado Federal Cláudio Cajado, Drª Ivone Maria Pires Marques, representante da SESAB, que eu seu pronunciamento externou a enorme satisfação em estar participando da entrega oficial do equipamento totalmente recuperado, já que no passado esteve ali interditando o local por falta de condições de funcionamento. Momentos de emoção marcaram a inauguração com a benção e magníficas palavras do Padre Rinaldo, também a Solene execução do Hino Nacional pela Lira dos Artistas, também esteve presente o prefeito de Jussiape Dr. Éder, além de outras lideranças.
Emocionado em poder contribuir para a realização desse sonho da população riocontense, bem como, em cumprir com mais uma promessa de campanha, o prefeito agradeceu aos presentes, que de forma organizada e respeitando o distanciamento, testemunharam o ato histórico: “O Hospital de Rio de Contas é um equipamento de décadas, que já salvou milhares de vida e que estava abandonado, com alas interditadas, sem condições de seguir sua missão. Hoje devolvemos acomodações dignas, profissionais que ofertam um atendimento humanizado e com disposição de acolher nossa gente. Fico feliz em oferecer um hospital deste nível à população. Aqui nós vamos cuidar das pessoas. Não há nada mais importante neste momento de pandemia e insegurança, mostrarmos para a população que nossa cidade conta com bons equipamentos de saúde. Tudo isso foi possível, pela dedicação de toda equipe que quer ver nosso povo bem. Estamos vivendo um momento ímpar da história dessa cidade”. Ao finalizar seu pronunciamento pediu aos servidores que recebam e acolham com carinho todos os usuários que buscarem atendimento no hospital. “O amor dedicado ao paciente faz parte do tratamento, representa 50% da cura”, finalizou o prefeito.
MELHORIAS – O local foi reestruturado de forma a requalificar toda a estrutura do imóvel, redesenhando o ambiente de forma harmoniosa, prática e futurista, além de dotar o local de centenas de itens, dentre os quais, mobília e equipamentos novos adquiridos, desde oxímetros, respiradores, monitores, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, leitos simples e elétricos, recepção, informatização, brinquedoteca. Tudo isso sem se falar na estrutura de milhares de m² do Hospital que recebeu desde a substituição completa do telhado, até adequações de alvenaria, novas salas e dependências, pintura, substituição de pisos, forros e toda parte hidráulica, substituição de todas as portas, incluindo a acessibilidade, locais de circulação adaptados no acesso aos leitos para macas, instalação de sistema de condicionamento de ar, telefonia, elétrico e de dados. Houve ainda revitalização e construção de novos vestiários apartamentos e sanitários para profissionais e funcionários, cozinha e refeitório, dentre outros.