Magistrado marcou positivamente sua passagem por Tanque Novo, Paramirim, Macaúbas e Livramento.
Um exemplo a ser seguido no exercício da magistratura. Assim é definida a postura íntegra e participativa do Juiz de Direito Gleison dos Santos Soares, que deixou a comarca de Livramento de Nossa Senhora para exercer a magistratura na comarca de Gandu, Região Sul da Bahia. Dr. Gleison, além de possuir uma invejável trajetória de vida, destacou-se por onde passou, pela competência, dedicação à missão, sem deixar de lado a fineza e carinho, sempre com uma postura humanitária ao tratar com todas as classes de uma sociedade majoritariamente carente do nosso sertão.
Tido como linha dura, legalista e ferrenho defensor no cumprimento da Lei, Dr. Gleison sabe alinhar sua posição de magistrado à situação de cidadão, que participa e colabora diretamente em movimentos e organizações de defesa das classes, incentivando o fortalecimento de órgãos que promovem a conscientização no intuito de assegurarem direitos. Ferrenho defensor da descentralização no atendimento, para que a justiça chegue cada vez mais próximo das comunidades, Dr. Gleison colaborou para a criação e fortalecimento dos CEJUSCs em Paramirim e nas cidades onde atuou.
Formado pela Universidade Católica do Salvador, homem de origem humilde que se apaixonou pelo direito como uma possibilidade de ajudar o próximo através da profissão. Iniciou a carreira na Magistratura há cerca de sete anos, batalhou muito na vida, desde estagiário de advogado, membro do Ministério Público na condição de servidor, tendo ainda chefiado duas eleições como servidor do TRE, antes de se tornar Juiz de Direito. Sua atuação impecável na região, foi merecedora dos elogios de todos os profissionais, que acompanharam de perto seu dia a dia.
De acordo com a publicação do Diário Oficial, o motivo da remoção para a comarca de Gandu, foi a pedido, mas pelo critério antiguidade. Em Livramento, Gleison Soares atuou como Juiz Titular da 1ª Vara dos Feitos Relativos à Relações de Consumo, Cíveis, Comerciais, Registros Públicos e Acidentes do Trabalho e acumulou a função de Juiz Eleitoral da 101ª Zona Eleitoral que abrange as cidades de Livramento, Dom Basílio, Rio de Contas e Jussiape. Foi publicada também a remoção para o Juízo Criminal de Livramento do Juiz de Direito Fábio Marx Saramago Pinheiro, que atuava na comarca de Canavieiras. Com a mudança, Livramento ficará sem o Juiz Titular da Vara Cível.
Em entrevista ao Jornal O Eco há alguns anos, Dr. Gleison assim resumiu a sua atuação: “o amor à profissão acaba facilitando para que a gente consiga fazer uma prestação jurisdicional com mais qualidade, mais próxima ao povo, no intuito sempre de trazer o direito para o caso específico e tentar, quem sabe, fazer um pouco mais de justiça”.