Servidores municipais e colaboradores receberão estudantes do município e cidades vizinhas. Provas serão aplicadas nas escolas públicas e privadas visando manter o distanciamento.
Após diversos imbróglios, com opiniões diversas sobre a realização ou não do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, finalmente começa a ser aplicada neste domingo (17) para os estudantes de todo o país, as provas que avaliarão em tempos de isolamento, o potencial de candidatos. Nossa reportagem esteve acompanhando os preparativos em Paramirim, onde diversos estabelecimentos escolares foram adequados dentro da nova realidade, para que o exame aconteça nos padrões de higiene. O prefeito Gilberto Brito, determinou que todos os locais fosse desinfetados antes e depois das provas, buscando proteger a todos os envolvidos na realização dos exames de aptidão, seguindo à risca as regras previstas nas normas dos decretos vigentes.
Além de ampliar os locais de provas para diversos prédios públicos, a Secretaria Municipal de Educação, incluiu escolas particulares, que oferecem condições de receberem inscritos dos municípios da região, dentro de um padrão de segurança. Este ano, por causa da pandemia, os estudantes também terão que seguir uma série de regras e, caso tenham sido diagnosticados com covid-19 ou apresentem sintomas da doença ou de outras doenças infectocontagiosas, devem comunicar o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pelo telefone 0800-616161 e não precisam comparecer ao exame. Eles poderão fazer o exame na reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro.
Os estabelecimentos escolares visitados pelo Jornal O Eco, adotaram posturas corretas, como marcações desde a entrada, disponibilização das listas de candidatos inscritos na parte de fora dos prédios, oferta de álcool em gel e pessoal treinado para o acolhimento dos alunos e a fiscalização não somente na correta aplicação das provas, como também na observação das medidas de prevenção. Ressaltando que, antes de sair de casa, os participantes devem conferir os locais onde farão as provas, no Cartão de Confirmação de Inscrição, na Página do Participante. Embora não seja obrigatório, a recomendação é que levem o cartão para a necessidade de verificar alguma informação até a hora da aplicação.
Para fazer o exame alguns itens são obrigatórios. Este ano, além do documento oficial de identificação com foto e da caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, itens obrigatórios também nos exames anteriores, a máscara de proteção facial passa a integrar essa lista. Os participantes que não estiverem com máscara de proteção facial não poderão ingressar no local de prova. É recomendado que os participantes levem máscaras extras para trocar durante a prova. Mesmo existindo nos locais de prova álcool em gel para que os estudantes higienizam as mãos, é permitido que os participantes levem seu próprio produto caso desejem, além de lanche e água ou outra bebida não alcóolica.
Neste domingo, os participantes fazem as provas objetivas de linguagens e ciências humanas, com 45 questões cada, e a prova de redação. Os portões estão sendo abertos agora 11h30. Os estudantes podem entrar no local de prova até as 13h, no horário de Brasília. As provas começam a ser aplicadas às 13h30. Os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para resolver as questões. A prova termina às 19h. O exame continua no próximo domingo, dia 24, quando serão aplicadas as provas de ciências da natureza e de matemática.