Multidão acompanhou emocionada a passagem do corpo pelas ruas e avenidas da cidade em direção ao Cemitério da Saudade.
“Vai deixar muita saudade, como gestor deixou sua marca e foi um grande parceiro político desde o inicio da nossa caminhada. Uma tristeza grande”. declarou o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, que veio deixar o último adeus ao prefeito Herzem Gusmão. Sob forte emoção e homenagens, o corpo do prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, foi sepultado na noite deste sábado, 20. Em cerimônia reservada a familiares e amigos, o prefeito foi enterrado no jazigo da família Gusmão, no cemitério da Saudade.
Antes, ficou por cerca de 1h na Casa de Eventos Mediterrâneo para um velório restrito. Depois, o caixão seguiu em cortejo fúnebre, que percorreu ruas e avenidas de Vitória da Conquista. Herzem Gusmão morreu por complicações da Covid-19 na quinta-feira, 18, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internado há quase três meses. O filho do prefeito Herzem Gusmão, o médico Danilo Gusmão, foi o escolhido pela família para falar representando à todos durante o velório.
Danilo, que durante boa parte desses três meses acompanhou o seu pai em São Paulo, onde ficou internado, deu detalhes de como foi essa rotina e do quanto Herzem lutou para viver. Em uma fala emocionada, Danilo agradece o carinho de todos e falou do amor que Herzem tinha por Conquista, joia do Sertão Baiano. Inicialmente previsto para 10h, o traslado aconteceu por volta das 14h após mudança na logística. Com isso, a cerimônia ficou condicionada à chegada do corpo, que atrasou por causa do tempo fechado em São Paulo. Antes de chegar à Casa de Eventos Mediterrâneo, por volta das 18h45, o caixão com o corpo do prefeito seguiu de carro pelas ruas de Vitória da Conquista para um velório aberto ao público.