Grupo realiza voos testes para a certificação final da ANAC como Operador Aeronáutico. ITA Transportes aéreos começa a operar ainda em abril.
Em trâmites finais para o lançamento da companhia aérea Itapemirim Transportes Aéreos, o Grupo Itapemirim, realiza nesta semana os voos de certificação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para obtenção do Certificado de Operador Aeronáutico (COA). Apenas com a equipe operacional a bordo, as simulações dos voos acontecem entre os dias 12 e 15 de abril nos aeroportos de GRU (São Paulo), CNF (Belo Horizonte), SSA (Salvador) POA (Porto Alegre) e GIG (Rio de Janeiro).
Vale ressaltar que esses voos não representam necessariamente a malha de voos regulares da companhia, são apenas rotas pré-estabelecidas pela ANAC para o processo de certificação. O avião de matrícula PS-SPJ será o responsável por realizar esses voos, que já estão programados para os dias 12, 13, 14 e 15 de abril. “Chegamos na etapa final para a concretização da companhia aérea e estamos muito felizes com tudo o que conquistamos até aqui. Completaremos nosso cronograma para obtermos as certificações junto à ANAC dentro do prazo planejado”, comenta Sidnei Piva, presidente do Grupo Itapemirim.
Espera-se que a Itapemirim seja habilitada a realizar voos comerciais regulares ainda em abril. A ANAC precisará fazer análises e dar o Ok fnal. Essa é a quarta parte da certificação para a emissão do COA (Certificado de Operador Aéreo). Ao todo o processo é dividido em cinco partes, sendo a última resultante na emissão do COA, logo, podemos dizer que a Itapemirim está bem próxima de iniciar as suas operações.
O que esperar da Itapemirim?
A proposta da Itapemirim Transportes Aéreos é oferecer aeronaves com maior espaço entre as poltronas e serviço de bordo diferenciado. O avião deverá ganhar cerca de 162 assentos, a mesma configuração confortável operada anteriormente pela Avianca Brasil. Em sua fase inicial a companhia espera operar com até 10 aviões do modelo Airbus A320ceo, ainda em 2021. Contudo, a meta no longo prazo é ter uma expansão para até 50 aviões.
Nos últimos dados divulgados pela Airbus, para o mês de março, a empresa lista quatro aviões Airbus A320ceo na frota da Itapemirim, apesar de somente um estar no Brasil neste momento. A empresa tem como meta integrar ônibus com aviões, utilizando toda a frota do Grupo Itapemirim. Um acordo já foi realizado em Minas Gerais, para implementar algumas linhas partindo direto dos Aeroporto de Confins.
“A Itapemirim deixa de ser uma empresa de ônibus e passar a ser uma empresa de conexão de pessoas e de modais, estimulando o desenvolvimento regional”, disse o presidente da Itapemirim, Sidnei Piva, em reunião com governantes.