Bahia possui 9,7 milhões de doses compradas junto ao Fundo Soberano Russo. Rui Costa Disse que Consórcio cobra do Ministro Queiroga, apoio junto à ANVISA para liberação dos lotes dessa vacina.
Representantes do Consórcio Nordeste estão na Rússia para discutir detalhes a respeito da Sputnik V, imunizante russo contra a Covid-19. A informação foi divulgada na noite desta terça-feira (20) pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), na edição do Papo Correria realizada nas redes sociais do petista. “Estamos com representantes do consórcio do nordeste lá na Rússia para que a gente tenha todos os detalhes para reforçar a ação judicial [para liberação da Sputnik V que tramita no STF]”, informou.
Rui também falou sobre a reunião que os governadores nordestinos tiveram nesta terça com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Segundo o petista, os gestores pediram ao ministro apoio para endossar junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido para acelerar a liberação da Sputnik V.
“Falamos com o ministro que já tínhamos acertado com o ministro anterior [Eduardo Pazuello] que essas vacinas fariam parte do Plano Nacional de Imunização (PNI) havendo compensação se fosse necessário. Pedimos também o apoio público do ministro para a aprovação junto à Anvisa. Isso é decisão da Anvisa, ele disse”, afirmou Rui.
“A área jurídica do ministério vai formalizar com os estados esse questão da compensação”, acrescentou. Desta forma, as 9,7 milhões de doses celebradas entre o governo da Bahia e Fundo Soberano Russo devem ser incluídas no cronograma nacional do governo federal