Projeto é visto como essencial e contemplará cerca de 15 municípios hoje desassistidos. A implantação de um subgrupamento foi uma iniciativa da 46ª CIPM que conta com apoio das Prefeituras de Rio de Contas e Livramento.

A ideia de imediato, agradou moradores, comerciantes e autoridades da região, por buscar suprir uma deficiência explícita nesse pedaço de sertão, que há décadas sofre com incêndios, queimadas descontroladas e a ausência de serviços essenciais de salvamento e socorro. O projeto que já era do conhecimento do Prefeito Dr. Cristiano de Rio de Contas, foi apresentado inicialmente ao Deputado Marquinhos Viana e ao prefeito de Livramento Ricardo Ribeiro (Ricardinho), que de pronto apoiaram a iniciativa, que deve ganhar adeptos em todo o bloco de gestores, para que seja implantado o mais breve possível.

O representante da 46ª CIPM, explicou que a escolha do município de Livramento para receber o grupamento, faz parte de estudo estratégico, pela sua localização, facilita o deslocamento em todas as direções pretendidas, ressaltando que a instalação se justifica dentre outras razões, pelo forte apelo turístico. “Hoje, o tempo-resposta dos bombeiros para a população desta região demora horas, já que se deslocam de Lençóis, Vitória da Conquista ou Bom Jesus da Lapa por exemplo. Com o subgrupamento em Livramento de Nossa Senhora, a meta é atender o mais rápido possível todos os municípios da região”, explicou.

Além de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, a corporação terá condições de atender aos municípios de Jussiape, Abaíra, Dom Basílio, Paramirim, Érico Cardoso, Botuporã, Tanque Novo, Caturama, Ibipitanga, Rio do Pires, Macaúbas e Boquira, dentre outros que necessitarem dos serviços. O deputado estadual Marquinhos Viana, que recebeu ofício e certamente será o principal interlocutor junto ao Governo do Estado para esta reivindicação, disse ser muito justo o pedido, “entre tantas características peculiares desta região a produção agrícola e o turismo são elementos capazes de alavancar a economia, e tenho certeza que o governador terá bons olhos para essa infraestrutura necessária e urgente, contribuindo assim, para que toda a população desta macrorregião seja contemplada e se sinta mais segura”, Afirmou.