De fato uma excelente notícia em tempos de tanta preocupação com as gestantes e seus bebês, que chegam ao mundo em meio à pandemia.
O primeiro recém-nascido com anticorpos contra a Covid-19 nasceu há 10 dias, em Vitória da Conquista, após a mãe ser imunizada com as duas doses da vacina. “Este é mais um exemplo da eficácia da vacina, que conseguiu transferir a memória imunológica de longo prazo (IgG) da mãe para o bebê”, afirma o médico. A mãe de Pietro Kevin Brito Barbosa, que é auxiliar de farmácia intensivista, recebeu a vacina antes do parto. Glece Quelle Brito Silva, não escondeu a felicidade ao divulgar a notícia. “Fizemos o exame hoje (quinta-feira) e fomos surpreendidos com o resultado, uma benção”, disse a mãe, que é profissional de saúde do Hospital São Vicente de Paulo.
Autoridades responsáveis pelos testes ressaltam que “embora não haja protocolos definidos pelo Ministério da Saúde para avaliação de recém-nascidos, consideramos que este é um importante passo no monitoramento dos casos e para novas discussões sobre vacinação de gestantes”, avalia a diretora. A presença de anticorpos na mãe, Glece Quelle, e no recém-nascido, Pietro, foi confirmada por teste de sorologia, obedecendo a metodologia para a quantificação de anticorpos para a Covid-19 recentemente. O recém-nascido será acompanhado e passará por exames regulares para avaliar a duração da presença de anticorpos.