Com Isso, o gestor cumpre uma das principais promessas de campanha com a região.

A comunidade de Caraíbas que está localizada às margens da rodovia BA 152, distante cerca de 20km da cidade de Paramirim, se desenvolve com rapidez e sustentabilidade há algumas décadas, tendo se transformado na maior e mais importante povoação depois da sede. Caraíbas possui inclusive porte superior a muitas cidades da Bahia, com amplas condições até de pleitear sua emancipação. O destaque alcançado pela comunidade, não somente na busca de sustentabilidade socioeconômica, como também pelo elevado potencial produtivo e privilegiado nível intelectual do seu povo, vem delineando esta comunidade como referência, para pelo menos uma dezena de outras povoações vizinhas.

A atividade política por aquelas bandas, sempre recebeu engajamento popular, que resultaram em fortes empenhos dos moradores, no sentido de receberem a atenção que merecem dos governantes municipais e representantes nas demais esferas. Assim, com a cobrança incisiva e compromissos assumidos, Caraíbas possui equipamentos urbanos e investimentos estruturais que garantem dignidade e qualidade de vida. Prova disso, são as obras de pavimentação em andamento, urbanizações que contemplam dezenas de ruas e avenidas e o mais recente reconhecimento da atual gestão, a instalação da prometida subprefeitura, que certamente será um divisor de águas no relacionamento com o cidadão.

Uma ideia que amadureceu ainda no início do governo de Beto e foi ganhando forma no decorrer destes anos, pela necessidade de mais agilidade e maior poder de resolução das demandas regionais. Na manhã desta segunda-feira (28), o prefeito, na presença de vereadores, assessores, servidores das diversas Secretarias Municipais e lideranças, sancionou a Lei, entregando a primeira subprefeitura em Caraíbas, que passa a ofertar múltiplos serviços nas áreas de assistência social, saúde, educação, infraestrutura, limpeza urbana, enfim, serão designados servidores das diferentes áreas para gerenciarem o atendimento ao público de Caraíbas e das comunidades circunvizinhas, que não mais necessitarão se deslocarem até a cidade para resolução de suas demandas.

A ideia, segundo apurou a reportagem do Jornal O Eco, é iniciar com atendimentos pontuais que também contemplarão toda aquela região, desde Curral Velho, Boi Morto e Muquém, passando por Pau de Colher, Boa Vista, Bucânia, Estiva, Pé de Ladeira, Peixe Alecrin, Lagoa da Palha, até a região de Várzea Redonda que terão prioridade e muito mais acessibilidade na busca por serviços essenciais que antes somente eram autorizados na sede da prefeitura. Com essa iniciativa, o prefeito concretiza a descentralização na oferta de atendimentos, tendência que já é sucesso em outros cantos da Bahia e do Brasil, abrindo caminho para outros projetos similares, como a Guarda Municipal Rural.

O principal objetivo da administração municipal é ampliar os investimentos e acelerar o desenvolvimento não somente de Caraíbas e região, que tem um grande número de moradores, como também pensar na descentralização de outras regiões como forma de inclusão social. “É muito importante para mim estar presente nesta inauguração, pois é mais uma oportunidade que tenho de agradecer aos moradores pela confiança depositada no nosso prefeito e no nosso grupo. Vamos continuar trabalhando por mais melhorias. Me sinto honrado também de ser um parceiro de uma administração que tem a frente pessoas como Gilberto Brito, homem que honra cada centavo do dinheiro público e têm feito um grande trabalho no município”, afirmou o vice-prefeito Dr. João Ricardo Brasil Matos, que complementou: “Idealizar a subprefeitura para Caraíbas foi um dos primeiros projetos que caiu nas graças da população, porém, temos consciência de que apenas isso não basta. É preciso também intensificar as ações e as melhorias e já estamos fazendo isto. Melhoramos o atendimento médico com a contratação de mais profissionais, conseguimos uma nova ambulância, ampliamos a urbanização com pavimentação de todo o acesso à rodovia, estamos investindo pesado em pavimentações. Temos outras ações programadas para os próximos anos, pois esta comunidade exige e merece toda nossa atenção”, concluiu o vice-prefeito.