Gestor será pioneiro na implantação do programa que visa contemplar as famílias excluídas dos auxílios federais.
Aconteceu na manhã desta terça-feira (10), na sede da Câmara Municipal, a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social, que foi convocada pelo CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social e pelo prefeito municipal, contando com o apoio da Secretaria de Assistência Social e todas as equipes que compõem a rede, além da participação de representantes dos diversos segmentos da sociedade. Com o tema “Assistência Social: Direito do Povo e dever do Estado, com Financiamento Público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social, o encontro respeitou todos os protocolos de segurança em tempos de pandemia.
Além do Prefeito Silvando Brito Santos (Silvinho), prestigiaram o evento, a primeira-dama Flávia, a Secretária Municipal de Assistência Social Josimélia de Almeida Costa da Silva, a Presidente do CMAS Suzana Bandeira, Drª Iêda Quinteiro, técnicos e colaboradores da Assistência Social, representantes de usuários e demais profissionais da área, para debater sobre melhorias no âmbito da Política Pública de Assistência Social. Os trabalhos foram comandados pela Palestrante Sandra Neves Silva Lima, consultora especialista da área, que ainda organizou espaços democráticos de debate coletivo, oportunizado a participação social nas discussões dos cinco eixos, além das avaliações sobre ações governamentais, bem como as deliberações das diretrizes relacionadas à política de Assistência Social.
Para coroar o sucesso alcançado no encontro, o prefeito Silvinho anunciou a implantação do programa Bolsa Família Municipal, uma iniciativa que reflete toda a preocupação da gestão em amparar nesse momento difícil de crise socioeconômica, as famílias mais carentes, aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade e não são alcançados pelo Bolsa Família Federal. De acordo com o gestor, essa tem sido uma preocupação sua desde antes da campanha eleitoral, um projeto que visa contemplar com a distribuição de renda, assegurando uma ajuda mensal aos que forem selecionados de acordo com o perfil, cumprindo os requisitos determinados em Lei que deve ser votada na Câmara Municipal. Com essa iniciativa, Silvinho será o primeiro prefeito da região a tirar do papel tão importante projeto social, que certamente será adotado por outros gestores, lideres que demonstram sensibilidade ao cuidar de gente.
VEJA VÍDEO RESUMO DA CONFERÊNCIA:
Além do Bolsa Família Municipal, cujo projeto de Lei já se encontra em formatação, o prefeito solicitou da Assessoria da Assistência Social nas pessoas de Sandra Neves e da Secretária Josimélia, um levantamento detalhado, através de busca ativa, no sentido de que sejam identificadas as demandas existentes na sede e área rural, para a implantação de um amplo programa de melhorias habitacionais. O prefeito lembrou que a assistência social tem o papel de dar suporte às pessoas vulneráveis, por meio da orientação, acolhimento e proteção, visando à garantia de direitos da população e o acesso às políticas sociais. “É por meio da escuta e orientação, tanto com os acolhidos, quanto com os familiares e servidores da instituição que a assistência social exerce seu trabalho fundamental”. Enfatizou.