Secretário Municipal de Saúde, Alan França, atribui sucesso aos esforços na prevenção e avanço na vacinação.

Desde o último dia 09 de setembro, o município de Boquira passa a figurar entre os privilegiados do interior baiano, que conseguiram zerar os casos ativos da COVID-19. Os últimos pacientes infectados que estavam em tratamento receberam alta esta semana. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e é a primeira vez, desde o começo da pandemia, que a cidade não registra nenhum caso da doença. O Secretário Alan França, festejou a conquista, atribuindo méritos aos profissionais de saúde, aos critérios de prevenção adotados e mantidos pela gestão e ao avanço da vacinação: “Evidentemente que sem a colaboração da maioria da população, não conseguiríamos este feito, no entanto, esse é um cenário temporário, tendo em vista as variantes ainda em circulação. Para mantermos essa tranquilidade, será necessário e essencial não desmontar tudo o que construímos no que diz respeito ao distanciamento físico, uso de máscaras, álcool e principalmente evitarmos aglomerações”. Enfatizou.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira, 09, o município contabiliza 2.484 casos notificados, sendo que 961 foram confirmados, dos quais 943 são de pessoas já recuperadas, e infelizmente, 18 óbitos em decorrência da infecção. Os dados indicam que não há nenhum paciente positivado internado ou em isolamento domiciliar nas últimas 48 horas.  O município já vinha reduzindo gradativamente o número de casos e pacientes internados com Covid no Hospital Municipal, a unidade permanece com todos os seus leitos clínicos vazios, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o prefeito do Município Luciano de Oliveira e Silva (Luciano da Farmácia), “os números comemorados hoje refletem medidas de isolamento social rígidas adotadas desde o início desta pandemia. Boquira foi o um dos primeiros municípios da região a decretar lockdown, em um momento muito difícil, fechamos a cidade, não só comércio”, afirma o gestor. Segundo ele, a população “entendeu o recado” das autoridades municipais e colaborou com o enfrentamento à doença. “Infelizmente perdemos 18 vidas humanas para essa terrível doença, aproveito para mais uma vez, estender os nossos mais sinceros sentimentos às famílias, ao tempo em que convocamos a população para permanecer vigilante, pois, ainda não acabou. Rogo em especial aos nossos jovens, que estão ansiosos para retornarem à vida normal, esperem mais um pouco, para que em breve possamos comemorar uma vitória definitiva sobre esse mal!” Finalizou Luciano.

O Secretário Municipal de Saúde, homem experiente na área e pessoa influente na sociedade boquirense, disse que “resguardadas algumas exceções, os moradores realmente respeitaram as medidas e foram sensibilizados com a situação. Paralelo a isso, abrimos alas especiais no Hospital, reforçamos a testagem e fizemos monitoração e rastreio dos casos. Acredito que essa junção de ações foi fundamental para chegarmos a esses bons indicadores”, completa Alan, que apesar do quadro animador, pede cautela à população. “Não tem liberação geral, continuamos atentos para manter os números de hoje”, não podemos baixar a guarda, devemos continuar nos protegendo”, destacou.

A redução dos indicadores da pandemia em Boquira, ocorrem de forma simultânea ao avanço da campanha de vacinação. Até agora, cerca de 61% das pessoas já foram vacinadas com pelo menos uma dose dos imunizantes disponíveis. O avanço da campanha de imunização coincide também com a redução no número de mortes.