Com 12.653 habitantes, o município aplicou a 1ª dose em 64% da população e está entre os primeiros da região.
O excelente trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Novo Horizonte, vem mostrando resultados expressivos no enfrentamento ao coronavírus. Desde as primeiras medidas adotadas, decretos de prevenção, monitoramento de casos, com total assistência aos infectados e familiares, sendo inclusive o prefeito Djalma, um dos primeiros na Bahia a manifestar intenção de adquirir vacinas com recursos do município, enfim, um conjunto de ações acertadas, que conta com o forte apoio logístico, não apenas do pessoal da saúde, como também de diversos outros setores da administração, que promoveram uma corrente positivista, resultando no sucesso até aqui alcançado na luta para proteger a população contra o vírus da morte.
O destaque alcançado com os números da vacinação, merece comemoração, afinal, a campanha aumenta a cada dia para que seja reforçada a esperança na vida e na vitória dos novorizontenses, que segundo os dados oficiais, já são mais de 64% da população vacinada com a primeira dose dos imunizantes. Com isso, festeja-se também a redução gradativa no número de casos, que caíram significativamente, bem como, a diminuição das mortes em decorrência da doença. Ainda de acordo com um relatório divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, no total, 12.450 doses já foram aplicadas (1ª e 2ª dose), o que coloca Novo Horizonte entre os municípios que mais aplicaram vacinas, considerando o percentual de doses aplicadas em relação à população existente e as doses recebidas.
O prefeito de Novo Horizonte, Djalma Anjos, destaca que os números refletem os esforços da gestão para garantir a imunização da população da sede e áreas rurais em menor tempo possível. “Esse desempenho também é atingido por conta do eficiente sistema logístico que a Secretaria de Saúde e demais colaboradores têm adotado desde o início da vacinação. Com o envio imediato das vacinas para locais de aplicação, a busca ativa e descentralização dos postos de imunização. Continuamos sendo exemplo para a região, perseguimos as metas de vacinar os nossos munícipes em até 48 horas após a chegada dos lotes de vacinas, independentemente de onde residem”, completa o gestor.
A Secretaria Municipal de Saúde também pede à população que mantenha os cuidados preventivos antes, durante o intervalo das doses e depois da vacina. “Usem máscaras, álcool em gel, se protejam, e acima de tudo, se vacinem. Fiquem atentos ao calendário e na sua vez, procure os postos de imunização. Devemos nos lembrar que é essencial a segunda dose para total imunização, além de uma terceira dose para idosos acima de 80 anos, pois, esses são complementos indispensáveis para garantir a eficácia do tratamento”, alerta.