Município que sofre as agruras da seca poderá solicitar recursos federais para lidar com a escassez de água e suas consequências nas comunidades.

O município de Boquira, severamente atingido pela seca, vendo suas comunidades e até a sede enfrentando as agruras da escassez de água e consequentes prejuízos, inclusive as perdas na lavoura e aniquilação de rebanhos, solicitou que fosse reconhecida sua situação de emergência junto ao governo do estado e ao governo federal. Ambos os pedidos tiveram o reconhecimento oficial, sendo que, por parte do governo federal, a decisão foi publicada na edição desta segunda-feira (20), no Diário Oficial da União (DOU). Assim, o município está apto para requisitar recursos para projetos que ajudem a amenizar as consequências do clima.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), tem acompanhado de perto as consequências do fenômeno na Região Nordeste e, por isso, oficializou a situação de emergência em Boquira, município da região sudoeste, no Vale do Paramirim e completamente inserido no polígono das secas. Com o reconhecimento federal, o prefeito Luciano de Oliveira e Silva (PSB), disse acreditar que as solicitações de recursos junto ao Governo da Bahia e ao Ministério do Desenvolvimento Regional, sejam atendidas com maior brevidade, para atender a população afetada.