Conforme antecipado pelo Jornal O Eco, as precipitações deverão ocorrer pelo menos até sexta-feira, trazendo alívio aos moradores da região.
As primeiras pancadas de chuvas depois de um longo período de estiagem, contribuíram para resgatar a esperança dos sertanejos, aliviando o calor intenso e combatendo os focos de incêndios em diversos pontos, além da expectativa de reabastecimento dos reservatórios e do início das plantações. A chamada chuva dos umbus, chegou com mais força em algumas cidades como Paramirim e Rio de Contas, com bom volume também em diversos municípios da região, prometendo permanecer até o final desta semana. Os Moradores do Vale do Paramirim, Serra Geral, Sertão Produtivo e Chapada, comemoram a volta das chuvas que aliviam, mesmo que temporariamente, o coração dos que vivem e amam esse torrão.
A quarta-feira pós-feriado de Nossa Senhora aparecida, amanheceu com chuva e céu cinzento, carregado de nuvens em pontos da região. Após uma boa chuva, a névoa nas serras são prenúncios conhecidos, sinais para quem vive no sertão, não existe imagem mais bonita nem dia mais esperado. “A gente fica muito feliz porque vê aquelas nuvens que vem tudo escura, já fica com aquela alegria, com aquele brilho nos olhos, porque já está vendo a chuva chegar, cair aqui na nossa terra, na nossa comunidade. São essas nuvens lindas que Deus manda pra gente em água”. Enfatiza o artesão e agricultor paramirinhense Antônio Ledo. A chuva que caiu na noite desta terça-feira (12) ajudou também a conter as chamas dos incêndios de Rio de Contas, Macaúbas, Boquira, Paratinga e outros focos na Chapada Diamantina.